É uma das cidades que mais tem crescido em Marrocos: Ouarzazate fica a cerca de 200 quilómetros de Marraquexe, passando para o outro lado das Montanhas do Atlas. É considerada a capital do Sul de Marrocos e fica a caminho do Saara, apelidada por isso como “porta do deserto”. É também uma espécie de Hollywood… em Marrocos. Quer saber porquê? Leia mais abaixo.
– Procura atividades e tours em Marrocos? Clique aqui –
O que pode visitar em Ouarzazate?
Esta é uma região muito usada como cenário de filmes e séries, por isso, é aqui que estão os estúdios de cinema mais conhecidos de Marrocos e onde já foram rodados filmes como “Gladiador”, “O Reino dos Céus”, “O Príncipe da Pérsia”, “A Múmia”, “Kundun”, entre muitos (muitos!) outros.
- Leia aqui: A magia do cinema em Marrocos
Os estúdios Atlas são os mais conhecidos e com maior interesse. Também não é, por isso, de estranhar que à entrada da cidade a rotunda exiba uma claquete que diz “Action”.
E mesmo nas estradas de Ouarzazate vai reconhecer cenários de filmes. Na beira de estrada, vai encontrar uma gasolineira que serviu somente para a filmagem de cenas de “The Hills have eyes”. Veja aqui as imagens.
Também o Ksar Ait-Ben-Haddou é usado muitas vezes como cenário de filmes e séries, entre os quais se contam o “Gladiador” e “Guerra dos Tronos”, entre outros. Pela sua riqueza histórica e cultural, Ait-Ben-Haddou foi classificado Património Mundial da UNESCO em 1987.
No centro da cidade de Ouarzazate encontra o Kasbah de Taourirt e pode explorar as suas praças, Museu do Cinema e comércio local. Explore também os bairros típicos dentro da Medina.
Em tempos antigos, nas trocas comerciais – e beneficiada pela posição estratégica, na confluência do Atlas, com os vales do Draa, Dadés e Ziz – Ouarzazate foi uma cidade muito importante, já que por aqui passavam as caravanas recheadas e era um local de confluência de várias rotas.
O Kasbah de Taourirt foi construído no século XVIII e já foi um palácio do paxá El Glaoui, com estilo de fortaleza. No interior pode ver como era o espaço, decorado com azulejos e muitas pinturas tradicionais.
Ouarzazate é rodeada por oásis, palmeirais e montanhas – consegue ter uma boa vista para o lago e montanhas a partir do topo do Kasbah de Taourirt.
A cerca de 100 Km de Ouarzazate ficam as Gargantas Du Todra. Perto da cidade de Tinerhir está este local, no meio de desfiladeiros, onde encontra os verdadeiros oásis, rodeadas de palmeiras, com quedas de água. Tem também fendas enormes, sendo que impressiona a que tem cerca de 10 metros de largura e centenas de metros de altura.
ONDE FICAR
Em Ouarzazate, ficamos no Riad Dar Rita, muito acolhedor e com ótima cozinheira. Aproveite para experimentar aqui a cozinha caseira marroquina.
ONDE COMER EM OUARZAZATE
Já experimentámos, além dos jantares no Dar Rita, dois restaurantes em Ouarzazate. O restaurante La Halte, no centro de Ouarzazate, tem umas pizzas deliciosas. E também serve a cozinha marroquina. Tem saladas, omeletes, sanduíches, grelhados, tajines, couscous, etc. E pode comer um menu completo por 7€!