Universal Studios
Publicado em Março 21, 2014

Visitar os estúdios da Universal em Los Angeles

Américas/ Estados Unidos [ Los Angeles ]

A Universal Studios Hollywood é um parque de diversões ligado ao cinema mas também um local onde decorrem as gravações de filmes, séries e programas de televisão.

Com sorte, durante a sua visita, vai poder assistir a alguma ação nos estúdios e ver atores conhecidos. Em Los Angeles estamos sempre a ver gente conhecida e, às vezes, nem sabemos bem de onde!

Universal Los Angeles

Estúdios da Universal

Mas, se procura animação de verdade tem de experimentar as diversões do parque. Vale bem a pena ir cedo e passar, pelo menos, um dia inteiro no parque.

Eu fui a trabalho ao parque e isso tem coisas boas e más. Coisas boas: entrada VIP com visita a estúdios e cenas de filmes. Coisas más: estivemos apenas uma tarde na Universal. 😀

Universal Los Angeles

Transformers na Universal

Ainda assim, em apenas algumas horas, vimos e experimentámos muita coisa. O passe VIP garante que passemos à frente nas filas e aproveita-se melhor o tempo que lá passamos.

Andamos um autocarro e sempre com a guia a debitar informação sobre filmes e séries. Para quem gosta deste mundo  – como eu adoro! – são horas de intensa aprendizagem.

Com o VIP Pass fui visitar os estúdios de uma série de sucesso, a “Parenthood”, ou pelo menos o local que é a casa dos pais da famosa família Braverman.
E perceber como são aquilo que nos parecem casas… com escadas que vão dar a lado nenhum… e os acessórios pensados ao pormenor, como fotografias do atores em criança, etc E cruzamo-nos com uma das atrizes, a Erika Christensen, a entrar para a sua roulote.

Universal Los Angeles, Parenthood

Estúdios: casa de Zack e Camille – “Parenthood”

Universal Los Angeles, Parenthood

Estúdios: casa de Zack e Camille – “Parenthood”

Universal Los Angeles, Parenthood

Estúdios: casa de Zack e Camille – “Parenthood”

Universal Los Angeles, Parenthood

Estúdios: casa de Zack e Camille – “Parenthood”

Também fui visitar o que chamam de armazém de decorações que guarda objetos que depois são escolhidos e usados nos filmes. Lá está o boneco de ET (não a personagem mas outro), o anjo que serve de acessório em “Revenge”, ou outros importantes que muitas vezes nos passam ao lado.

Para fazer um filme são precisas muitas coisas e muitas pessoas: desde a que escolhe a cadeira para o escritório da personagem, até ao cobertor da cama, o candeeiro, etc.
Tudo para cada casa, para associar a cada personagem… que trabalheira. E isso tudo acontece antes da filmagens. Semanas e, muitas vezes, meses de trabalho “invisível”.

Universal Los Angeles

Armazém dos estúdios

Universal Los Angeles

ET na Universal Los Angeles

Cá fora estava estacionada uma das carruagens usada no antigo filme “Os 10 mandamentos” de Cecil B. DeMille, de 1956 (na foto).

Universal Los Angeles

“Os 10 mandamentos” de Cecil B. DeMille

Também passamos pela rua das casas de “Donas de Casa Desesperadas” em Wisteria Lane e fizemos uma paragem ao lado da casa de “Em Contacto”, da personagem Melinda. Sim, a que fala com os mortos – com Jeniffer Love Hewitt no principal papel.

Universal Los Angeles

Uma das ruas de “Donas de Casa Desesperadas” em Wisteria Lane

Passamos numa aldeia abandonada, onde de repente começa a chover (não chovia de verdade, mas no cenário sim!) e há uma enchente (vejam o vídeo abaixo).

Passámos no local de filmagens de “A Guerra do Mundos” de Steven Spielberg, onde ainda está o avião que “caiu”.
Uma cena que custou milhões de euros a fazer e que, no filme, surgiu durante (apenas) alguns segundos. Agora está ali, no parque, para ser visto pelos visitantes da Universal.

Uma das atividades também espetaculares é a simulação de uma terramoto dentro de uma estação de metro. Ninguém diria que tudo se passa dentro de um das muitas dezenas de estúdios. Apenas dentro de um enorme armazém acontece isto:

E uma outra perspetiva:

Experimentámos o desafio dos Transformers 3D – sem ter de ficar nas filas – que é só… para cima de ESPETACULAR! Uma experiência única!
Têm mesmo de experimentar isso. Aqui não desvendo nada para verem como pode ser algo divertido e até aventureiro.

Universal Los Angeles

De onde pareceu este tubarão? 😀

Também entrámos na experiência 360 3D do King King (Peter Jackson) e fomos conhecer locais de filmagem de filmes como “Psico” de Hitchcock, “Jurassic Park” ou o “Tubarão”. Há uma parte que parece que estamos mesmo a ver o filme! E o resto é também surpresa… 😀

Passamos também por vários carros que fazem parte de filmes conhecidos como o Regresso ao Futuro. No autocarro, a guia vai explicando tudo e interagindo com os visitantes e – mandando muitas piadas. É muito divertida a viagem.

Universal Los Angeles

Carros de filmes – eu estava do lado errado do autocarro. O outro era melhor para as fotos!

Com o VIP pass vai num carro privado com outros detentores do mesmo passe. Se comprar o bilhete normal  vai numa das carruagens (4 agregadas). No VIP pass há paragens para visitar estúdios.

Se passar o dia todo no parque tem a City Walk (não precisa de bilhete para andar aqui) com várias possibilidades de onde comer – claro que é sempre caro….  Tem também várias salas de cinemas, bares e lojas. Tem espetáculos  ao vivo para os visitantes.

Universal Los Angeles

Cenário do avião destruído em “A Guerra dos Mundos” de Steven Spielberg

Universal Los Angeles

Cenário do avião destruído em “A Guerra dos Mundos” de Steven Spielberg

Universal Los Angeles

Cenário do avião destruído em “A Guerra dos Mundos” de Steven Spielberg

Quem tem o VIP pass tem acesso a uma zona VIP Lounge com casas de banho, e água fresca. Tem almoço gratuito servido numa sala privada! – não experimentei porque chegámos lá depois do almoço

Estão sempre a surgir atrações novas de acordo com os filmes que vão surgindo e têm maior sucesso. O “Despicable Me” também tem uma “viagem” e está prestes a estrear, neste verão de 2014.

Num dia passa na rua das Donas de Casa Desesperadas, vê o terrífico tubarão, priva com o King Kong e vai embarcar numa aventura com os Transformers.

É certo que, depois da visita à Universal, nunca mais vai ver os filmes da mesma forma – primeiro a pensar na quantidade de gente que trabalha para fazer um filme, desde a preparação de cenários, roupas, caraterização, até à gravação das filmagens, à pós-produção, etc.
Um episódio de uma série pode demorar mais de uma semana a fazer, com muitas horas de trabalho diárias.

Universal Los Angeles

Casa de “Psycho” de Alfred Hitchcock

INFORMAÇÕES

Universal Studios Hollywood, 100 Universal City Plaza, Burbank, Los Angeles

Estacionamento: pago – a partir de 15 dólares (gratuito com VIP pass)

Bilhetes: pode comprá-los online e assim pode evitar filas.

Preço: bilhete um dia – 84 dólares (criança, 3-9 anos) – 76$

VIP Experience – 349 dólares

Horário varia de acordo com os dias: a partir das 9h00 até às 22h00 em alguns dias (por norma até às 20h00)

As atrações vão sendo substituídas e algumas fecham para remodelação – veja online se, as que quer ver, estão operacionais.

Susana Ribeiro na Universal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Universal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo