“O Chile é um país tranquilo”. É assim que o português Sérgio Faustino vê o país onde viveu durante os últimos anos. Da capital, Santiago, “a cidade plantada ao lado dos Andes” diz ter uma vista – que nunca mais se esquece – sobre “as montanhas com neve no inverno e que parecem gigantes no verão”. Sobre o povo chileno, este engenheiro mecânico, de 33 anos, diz que, em geral “é um povo bastante reservado e conservador”.
Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro”. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.
– Restaurantes sugeridos
Restaurante de carne bom – Ox e Tierra Noble
Restaurante Espanhol – De la Ostia
Restaurante Mexicano – El ranchero
Restaurante Italiano – Due Torri
Restaurante Peruano – La Mar
Restaurante Chileno – El Meson de la Patagonia
Restaurante de Marisco e Peixe Chileno – Miraolas
Restaurante Tailandês – Ky Bar (só com reserva)
De todos os restaurantes, os mais baratos – com melhor relação preço/qualidade – são o Miraolas, El Ranchero e De la Ostia. Os outros restaurante são muito bons com preços, por pessoa, superiores a 20 euros.
– Cafés e bares sugeridos
Sky Bar no Hotel W e as Confeitarias Taveli.
– Hotéis Sugeridos
O Hotel W e também a Casa Higueras (Valparaiso) – Hotel Botique
Precisa de informações sobre outros hotéis em Santiago? Clique aqui.
– Qual é a melhor zona para ficar num hotel e que zonas devo evitar, principalmente à noite?
Melhor zona para ficar num Hotel é a zona El Bosque ou Golf. As áreas a evitar, à noite, estão no sul da cidade, em alguns bairros, com bares perto de Bellavista, que é uma zona muito conhecida para sair à noite. A zona do centro também se deve evitar à noite – junto a Plaza de Armas.
– Comida: o que comer que seja tipicamente daí
Machas a la parmesa (marisco típico), Locos (marisco típico), Cordero Magallanico e Lagosta. Todo o tipo de cortes de carne… é espetacular!
– Local que temos mesmo que visitar
Casa de Pablo Neruda (em Valparaiso, a uns 100 Km de Santiago)
– Qual é o melhor meio para andar na cidade? De carro alugado, mota, bicicleta, transportes públicos…?
Na zona norte da cidade, pode andar de bicicleta, pois é mais seguro e tem passeios largos e vias para bicicletas. O metro é bastante bom e com bons acessos.
– Souvenirs – o que temos mesmo de comprar? Sugestão de alguma loja?
Lápis-lazúli – pedra típica no Chile. Só existe numa parte do Chile e no Afeganistao… Um bom sítio para comprar souvenirs deste tipo é um centro de artesanato chamado Los Dominicos.
Outra coisa que tem de comprar é Pisco, uma bebida típica chilena, se possível, Pisco Sour já preparado. E alguma garrafa de vinho chileno que é muito bom.