Nas Virtudes - Porto Storytellers © Viaje Comigo Nas Virtudes - Porto Storytellers © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 22, 2016

Porto Storytellers: conhecer o Porto com as personagens da cidade

Portugal [ Porto ]

A Portgall é a responsável por um dos tours mais originais que já fiz e que me deu a conhecer, de uma forma muito diferente, a cidade onde nasci e onde vivo. Passeando pelas ruas portuenses, o Porto Storytellers junta quatro personagens para contar as histórias da cidade Invicta, de uma forma muito próxima e também muito divertida.

E também é muito educativo este passeio. É excelente para os mais novos aprenderem a história do Porto e para os graúdos a recordarem. Foi isso que me aconteceu! Em diferentes momentos do roteiro ia recordando os episódios mais marcantes e que fizeram da cidade do Porto uma autêntica lição de História.

Sé do Porto © Viaje Comigo

Sé do Porto © Viaje Comigo

Primeira informação: é um tour para todas as idades.  A segunda informação vai para o facto de não ter um guia para o acompanhar. Ou seja, vai ter um mapa e vai seguindo as indicações (são muito fáceis!) para passar em todos os pontos importantes. Este tour, intitulado Porto Storytellers, (que é feito em inglês, espanhol e, claro, em português) tem quatro pontos, em locais muito conhecidos, onde vai ter de comparecer. Porquê?

Porque é em cada um desses pontos, que vai estar um dos atores que vestem a pele de quatro personagens que mostram o espírito e a história do Porto, como se fosse tudo contado na primeira pessoa. Com muita alma e sentimento.

Mas já diz o convite do Porto Storytellers: “Descubra o Porto, a sua gente e a sua história, numa viagem teatral pelas maravilhosas ruas da cidade. Uma aventura colorida, divertida e pensada para todas as idades”.

Igreja de Santo Ildefonso no Porto © Viaje Comigo

Igreja de Santo Ildefonso no Porto © Viaje Comigo

O tour é feito de manhã, por isso, deixo um conselho: vá cedo para o poder fazer com calma e com várias paragens. Ou seja, existem várias apresentações dos atores durante a manhã e, se falhar a uma, poderá ir a outra mais tarde (os horários são entregues no início do percurso, mas poderá perguntar pelo contacto de informações e reservas, para se organizar melhor).

Com mais tempo vai poder fazer algumas paragens no percurso para visitar alguns locais. Eu aproveitei para visitar a Igreja de Santo Ildefonso, por exemplo, que já não me recordava de o fazer (e vivo aqui!) e, no final do tour, também fomos conhecer o interior da Igreja de S. José das Taipas.

São quatro os atores que nos apresentam várias facetas do Porto. Os textos que vai ouvir, pela boca das personagens, são de Manuel Couto e Guilherme Silva, com a perspetiva histórica de Manuel Couto e a direção de atores de Rui Spranger. Diga-se de passagem que aqui está um excelente trabalho, com personagens que encaravam bem o espírito das gentes do Porto.

Igreja dos Clérigos, Porto © Viaje Comigo

Igreja dos Clérigos, Porto © Viaje Comigo

Ao longo do caminho, indicado num mapa, surgem as quatro personagens, que o farão passar pela Sé do Porto (ponto de partida), Praça da Batalha, (descendo a Rua 31 de Janeiro) Largo dos Lóios, Campo Mártires da Pátria e… bem, não vou revelar tudo, tudo! Acreditem que vale bem a pena! Mas, podem ficar aqui com os apontamentos das divertidas personagens, já que são eles que tornam este tour verdadeiramente original.

– A Freira

É uma divertida e simpática freira esta que nos aguarda para o arranque do tour na Sé do Porto. Conhece bem a história religiosa da cidade e vai-nos dando algumas dicas do que mais interessante a cidade tem. E também acaba por abordar um pecado… é que é muito difícil fugir à Gula numa cidade como o Porto, cheia de tentações gastronómicas.

Freira - Porto Storytellers © Viaje Comigo

Freira – Porto Storytellers © Viaje Comigo

– O Soldado

É um soldado liberal que nos faz lembrar a história da cidade aquando do Cerco do Porto (1832-1833) mas também relembrando as fortificações e as batalhas que tiveram lugar neste local. É uma verdadeira lição de história.

Soldado - Porto Storytellers © Viaje Comigo

Soldado – Porto Storytellers © Viaje Comigo

– O Mercador

É a personagem que representa a classe trabalhadora da cidade. É um romântico e conquistador mas também é quem nos recorda as tradições que fizeram do Porto um local de importantes trocas comerciais. É uma personagem que nos faz recordar profissões antigas.

O Mercador - Porto Storytellers © Viaje Comigo

O Mercador – Porto Storytellers © Viaje Comigo

– O Pescador

O Pescador aguarda-nos perto da Torre dos Clérigos, no Campo Mártires da Pátria. Fala-nos da vida do mar e de segredos que há em Miragaia. Sabia que, em tempos, houve uma praia junto a este bairro? O tour termina com uma das vistas mais bonitas para o rio Douro, no jardim das Virtudes… mas, acredite que são as histórias do pescador que valem a pena ouvir.

O Pescador - Porto Storytellers © Viaje Comigo

O Pescador – Porto Storytellers © Viaje Comigo

A Portgall tem também outros tours com destaque sobre a arquitetura da cidade, ouvir e perceber o fado, provas de vinhos e gastronomia. São alguns exemplos das experiências que pode encontrar no site da Portgall.

INFORMAÇÕES

Local de partida do Porto Storytellers: Sé do Porto
Telefone: +351 939 368 773
Horários: apresentações das 9h50 (ponto de encontro) às 12h40
Preços: 8€/crianças; 12€/adultos (preços especiais para grupos)

Jardim das Virtudes - Porto © Viaje Comigo

Jardim das Virtudes – Porto © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo