Conques
Publicado em Abril 1, 2014

Visitar a vila de Conques, França

França [ Conques ]

Conques foi uma das aldeias mais bonitas que já visitei até hoje. Tudo é pitoresco em Conques, vila da região de Aveyron, em França. Não existe outra forma de a conhecer: pare o carro e meta os pés ao caminho, para calcorrear as ruas estreitas e feitas de pedras tortas. 

Conques

Conques

É difícil despedirmo-nos deste sítio, que parece que nos lança um feitiço. Ao final do dia, uma turista, a cada par de passos que dá, vira-se para trás para fotografar a imagem de Conques, ao pôr do sol.

A imagem que fica para trás é daquelas que fazem postais. Sem arranjos fotográficos ou quaisquer outros artifícios. Podemos mesmo dizer que é impossível entrar em Conques e não ficar imediatamente apaixonado pelo seu ambiente  rústico.

Conques

Conques

É uma aldeia cravada no monte, com ruas estreitas e casas pequenas que rodeiam uma catedral imensa, que é ponto de passagem do Caminho de Santiago. Não é, por isso, de estranhar que Conques esteja entre as 250 mais belas vilas de França.

Conques

Conques

Na aldeia, não existem mais do 100 habitantes, no entanto, o vai-e-vem de gente na rua é feito de muitos visitantes. Todos os anos, Conques recebe mais de 500 mil visitantes e, desses, 20 mil são peregrinos, que  fazem o Caminho de Santiago de Compostela – principalmente entre os meses de abril e outubro.

Conques

Conques

Na primavera, há flores por todo o lado, de várias cores e feitios. Bem sabemos que é assim em todo o mundo, mas aqui sabe bem sentar e deixarmo-nos levar pelo ambiente rural e apreciar a vista.

A localização da aldeia torna-a ainda mais encantadora, no meio de um cenário verde. Fica a 250 metros de altitude, o que puxa pelas pernas mas também é a única forma de ter um contacto mais próximo com quem lá vive ou trabalha.

Conques

Conques

Em Conques tudo se desenrola à volta do turismo. O cheiro de crepes, acabados de fazer, espalha-se pelas ruas, enquanto nos perdemos com o rodopiar dos aviões de madeira, ao sabor do vento, na loja de brinquedos tradicionais que pode (e deve) visitar. 

Conques

Conques

E por falar em visitas: tem mesmo de visitar a abadia de Conques.  A vila conhecida como “jóia” da época romana tem, neste monumento, muita da sua história contada e é por lá que passam todos os peregrinos do Caminho de Santiago.

No interior da abadia estão os tesouros com jóias de ouro, relicários, entre outras peças históricas que podem ser visitadas. Dentro da abadia também está um destacado órgão de tubos que anima muitas das noites de maio a setembro, com concertos e festivais de música.

Pode ainda ver aqui algumas sugestões de alojamento em Conques.

Conques

Conques

Conques

Conques

Conques

Conques

Conques

Conques

Conques

Conques

Mais informações no site de Turismo de Conques.

Comentários

Poderá também gostar de

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo