Valência - © Direitos Reservados
Publicado em Setembro 17, 2013

Viver em Valência, Espanha

A cidade vista por dentro/ Espanha [ Valência ]

Valência, em Espanha, é “uma cidade agradável, com muito sol, muita luz e que transmite boas vibrações”. A afirmação é de Mário Guedes, 37 anos, a viver naquela cidade espanhola há mais de um ano. O bancário, natural de Matosinhos, salienta ainda que o facto de “ser uma cidade muito turística, e receber visitantes durante todo o ano, faz com que as pessoas sejam, por norma, simpáticas e afáveis”.

Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro” do site Viaje Comigo. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.

Valência - © Direitos Reservados

Valência – © Direitos Reservados

– Restaurantes aconselhados em Valência

Em Valência existe uma grande quantidade e variedade de oferta de restaurantes. O restaurante mais caro que fui chama-se Sagardi (cozinha basca) e embora com qualidade, na minha opiniao não justifica o “investimento”.

Como opção mais acessível sugiro o Món (cozinha mediterrânica) com excelente relação qualidade preço e ambiente muito agradável.

– Comida: o que comer – algo típico?

Obrigatório provar a Paella Valenciana. Atenção que a Paella Valenciana é feita com arroz de Valência, frango, coelho, verduras (feijão verde, feijão branco e tomate maduro), azeite, sal e açafrão. Tudo o resto, para os valencianos, é arroz com qualquer coisa.

Valência - © Direitos Reservados

Valência – © Direitos Reservados

– Bares, discoteca ou cafés sugeridos

Como sugestão de bar, para umas bebidas depois de jantar, aconselho o On the Rocks com ambiente muito descontraído. Na mesma rua, existem outros bares que também serão boas opções e especializados na bebida da moda, o Gin Tonic.

Em termos de cafés tradicionais os melhores são os tipo tasca onde se podem provar os bocadillos típicos do “almuerzo” valenciano (a merenda, a meio da manhã). Aconselho o Puerta del Mar pela variedade e qualidade.

Poderá ver hotéis em Valência, clicando aqui. Vai ter acesso às descrições, localização, disponibilidade e preços.

Valência - © Direitos Reservados

Valência – © Direitos Reservados

– Qual é a melhor zona para ficar num hotel e que zonas devo evitar?

Na minha opinião, a melhor zona para ficar é a Cidade das Artes e Ciências, por estar situada nos “Jardines del Turia” (parque da cidade), pela oferta hoteleira e por estar perto do centro da cidade.

A zona a evitar será o bairro “El Carmen” por ser a zona onde estao situados os bares noturnos, com a confusão que sempre existe. Claro que, como em todas as cidades se deve ter cuidado, mas pode-se andar tranquilo na rua mesmo à noite.

– Museu que temos mesmo que visitar

Destaco o Museu das Ciências Principe Filipe.

© Direitos Reservados

© Direitos Reservados

– Locais a visitar obrigatoriamente

– La Albufera: lagoa litoral separada do mar por uma língua de terra;

– Bioparc Valencia: o jardim zoológico a cidade, onde os animais não estão em jaulas;

– Oceanogràfic: oceanário ao ar livre com os ambientes dos principais oceanos;

– Jardíns del Turia: parque da cidade situado no curso do Rio Turia, que foi desviado devido às cheias que inundaram a cidade nos anos 50.

Também sugiro uma visita ao centro da cidade para ver a Catedral e a Plaça de la Mare de Deu (praça da Virgem ou Mae de Deus) que é a padroeira da cidade

© Direitos Reservados

© Direitos Reservados

– Qual é o melhor meio para andar na cidade?

Os transportes públicos (autocarro e metro) funcionam muito bem e permitem chegar a todo lado.

Também existe um serviço de bicicletas público (Valenbisi) que permite visitar a cidade de forma diferente e mais económica, aproveitando que a cidade é plana.

– Souvenirs – o que temos mesmo de comprar?

Os produtos típicos da região como a Horchata (bebida feita a partir de uma planta chamada chufa) e os Fartóns (doce típico).

– Que outras cidades perto sugere para visitar?

Valência é uma cidade na costa mediterrânea de Espanha e, quer em direção a sul, quer em direção a norte, os destinos são de sol e praia.

Sugiro uma visita a Dènia e Jábea, ambas a sul e a uma hora de carro, pelo ambiente descontraído que aí se vive, especialmente no verão.

Valência - © Direitos Reservados

Valência – © Direitos Reservados

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo