Vista de Melbourne
Publicado em Setembro 29, 2013

Viver e visitar Melbourne, na Austrália

A cidade vista por dentro/ Oceânia [ Melbourne ]

A portuguesa Patrícia Goncalves, de 33 anos, vive em Melbourne, na Austrália, há pouco mais de um ano, onde está a estudar (Double Degree – MBA e mestrado em Marketing). “Melbourne é uma excelente cidade para se viver, e visitar, por alguma razão foi considerada várias vezes como a Most Livable City do Mundo”.

Melbourne

Melbourne

Albert Park - Melbourne

Albert Park – Melbourne

Patrícia adianta que “é uma cidade muito multicultural sempre com alguma actividade ou algo para fazer. O que mais gosto é o facto de que aqui as pessoas saem cedo do trabalho e têm tempo para se encontrarem num bar e conversar, ir para um parque com os filhos e ter algum tempo de lazer com eles ou mesmo andar a passear pela cidade pois entre as galerias, os artistas de rua e a propria cidade em si existem sempre locais a ver e a estar”.

Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro” do site Viaje Comigo. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.

Melbourne

Melbourne

– Como é Melbourne?

É uma cidade calma e posso dizer que às vezes venho à noite a pé para casa (às vezes, já depois da meia-noite) e tenho os headphones colocados e venho a ouvir música o tempo todo. Melbourne desde os jardins (Botanical Gardens, Fitzroy Garden, Flasgdaff Garden, Albert Park), os museus, as galerias, os edificios históricos (Royal Exhibition Building, Flinders Station, as Catedrais, etc) tem sítios lindos para ver e são muito centrais e fazem-se bem a pé ou com a rede de transporte.

O pior de Melbourne… o tempo! Melbourne é conhecida como a cidade que tem as quatro estações do ano no mesmo dia. Por isso, é frequente as pessoas sairem de casa de tshirt, casaco e um guarda-chuva porque nunca se sabe como vai estar.

Melbourne

Melbourne

 – Restaurantes aconselhados

O meu restaurante preferido chama-se Naked for Satan e é um restaurante de tapas. É muito bom e para além da localização (Brunswick St, uma zona muito trendy de Melbourne) tem um vista fantástica para a cidade.

Os restaurantes especializados em dumplings também são fantásticos. Para além disso existem os restaurantes dos apresentadores do Masterchef Australia que também são muito bons, mas já mais caros. Melbourne tem uma grande variedade de restaurantes pelo que é só uma questão de gosto!

Melbourne

Melbourne

– Comida: o que é típico?

Comida tipicamente australiana, australiana não existe, mas quem vem à Austrália não pode deixar de provar carne de canguru que é deliciosa e tenrinha 😉 Fora isso os australianos gostam muito de fazer bbq (barbeque).

– Bares/discoteca ou cafés tradicionais

No verão aconselho muito os Rooftops (terraços) (Swanston St, Carlton Hotel); o cinema ao ar livre nos Botanical Gardens e no Rooftop, da Swanston St, e o cinema em Sta Kilda Beach durante o mês de dezembro.

Bares e discotecas: o Spice Market, Alumbra, Fabrique. Cafés tradicionais é o que não falta em Melbourne, mas o melhor sítio será, na minha opinião, a Degraves St.

Melbourne - Edifício Eureka

Melbourne – Edifício Eureka

– Hotéis aconselhados

Existem bastantes hotéis em Melbourne e centrais. Tudo depende de quanto a pessoa quer gastar.

Desde a rede do Crown Hotel que tem vários hotéis, no centro da cidade, até imensos backpackers e hotéis relativamente mais baratos.

Crown Towers

Crown Promenade Melbourne

Crown Metropol Melbourne

The Langham Hotel

Pullman Hotel

The Olsen

Melbourne Marriott

Intercontinental

Para ver outros hotéis em Melbourne, clique aqui.

Melbourne

Melbourne

– Existem zonas inseguras?
Zonas a evitar a noite será mais para North Melbourne, e Lanes mais escuras, mas como referi é uma cidade segura.

–  O que temos mesmo de visitar?

O melhor de Melbourne é explorar todas as lanes que a cidade tem e descobrir as mais variadas formas de arte, cafés tradicionais, galerias, etc. Melbourne é uma cidade muito cultural!

Melbourne

Melbourne

– Qual é o melhor meio para andar na cidade?

A cidade tem uma óptima rede de transportes, desde o tram, aos autocarros e aos comboios. Alugar carro faz sentido se querem ir passear para fora da cidade.

Dentro da cidade não aconselho até porque tem muito trânsito, guiam do lado contrário 😉 e é a única cidade do mundo em que eles fazem o hook turn.
Aconselho também a andarem a pé (faz-se muito bem) e/ou de bicicleta, que podem alugar em vários pontos da cidade.

– Locais para visitar nas redondezas?

A Great Ocean Road e ver the Twelve Apostles, Mornington Peninsula para ir à praia a Sorrento, Phillip Island ou ir as termas. Ver os Grampians, Yarra Valley, Ballarat, Dandenong, etc. Ir a um Sanctuary e ir ver cangurus, wombats, etc e que também são perto de Melbourne (existem vários) e a não perder.

Melbourne

Melbourne

Câmara de Melbourne no Natal

Câmara de Melbourne no Natal

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo