Paris continua a ser o destino urbano mais atraente do Mundo pelo quarto ano consecutivo, de acordo com a empresa de análise de dados Euromonitor International*. O recém-divulgado Índice das 100 Melhores Cidades para Turismo 2024 oferece uma visão completa do desempenho, apelo e potencial dos mercados urbanos globais.
O índice classifica 100 cidades em seis pilares principais: desempenho económico e empresarial, desempenho turístico, infraestrutura turística, políticas e atractividade turística, saúde e segurança, e sustentabilidade. Esses pilares são avaliados por meio de 55 métricas diferentes para gerar uma pontuação geral de atractividade da cidade.
Especialistas da Euromonitor* alertam para desafios como escassez de mão de obra, tensões geopolíticas e economia lenta, apesar das projeções positivas de recuperação. Diante disso, destinos menos explorados e cidades menores tendem a ganhar popularidade, atraindo viajantes que buscam experiências autênticas, fora de temporada e turismo responsável. Priorizar-se-á a imersão cultural e experiências personalizadas, tornando-se a nova moeda do turismo.
Europa lidera o ranking, mas a Ásia ganha espaço
Embora a Europa tenha dominado o ranking deste ano com seis destinos entre os dez primeiros, o relatório também revela um aumento de nomes não europeus na lista. Paris manteve o título, seguida por Madrid e Tóquio. Roma e Milão completam o top 5, com a Ásia marcando presença com duas cidades no top 10. A infraestrutura turística sólida é um dos fatores que contribui para a boa posição das cidades europeias no índice.
Viagens internacionais em alta e Bangkok lidera em chegadas
O ano de 2024 registou um aumento de 19% nas chegadas internacionais, impulsionado pela forte demanda turística. A Europa se manteve como a região mais popular, atingindo 793 milhões de viagens internacionais no mesmo ano.
Bangkok lidera a lista de chegadas internacionais por cidade, com 32 milhões de turistas em 2024. A cidade superou o nível pré-pandemia de fluxo turístico internacional em 2023 e manteve um crescimento dinâmico de mais de 30% em 2024.
O gasto total com turismo internacional atingiu US$ 1,9 trilhão em 2024. A média global de gastos por turista deverá chegar a US$ 1.264 até 2030. Países como Holanda, China e Polónia devem apresentar o maior crescimento médio de gastos por viagem entre 2024 e 2030.
Eventos e marketing impulsionam o setor, mas a preocupação com o excesso de turistas cresce
Cidades de todo o mundo alavancaram o turismo em 2024 por meio de eventos desportivos e culturais. Melhorias na infraestrutura e marketing contínuo atraíram a atenção dos viajantes, abrindo novas oportunidades de crescimento.
No entanto, a preocupação com o excesso de turistas voltou a crescer. Diante disso, os destinos estão a implementar medidas como aumento de impostos e taxas de entrada, promovendo o turismo durante todo o ano, recompensando ações sustentáveis e adotando soluções baseadas em inteligência artificial.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
RESUMO
– Europa lidera com nove cidades no top 20, seguida pela Ásia-Pacífico com seis, duas na América do Norte, uma no Médio Oriente e África, e duas na Australásia.
– Paris domina globalmente em 2024, registando mais de 17 milhões de chegadas.
– Singapura lidera o pilar de Desempenho Económico e Empresarial desde a introdução do Índice Top 100 City Destinations e é conhecida como a economia mais livre do mundo.
– Os alugueres de curta duração registaram um crescimento de valor de 8% globalmente em 2024, quase ultrapassando a marca de 1 bilião de dólares. A taxa de crescimento irá abrandar para acompanhar a disponibilidade no mercado habitacional durante o período de previsão. A categoria de alugueres de curta duração deverá enfrentar o maior número de novas regulamentações para combater o excesso de turismo e a escassez de habitação.
– 62 cidades em mercados desenvolvidos figuram no top 100 em 2024.
– Estima-se que os EUA, a Turquia e a China sejam os destinos com o maior crescimento em volume de chegadas internacionais até 2030.
*Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é líder mundial em análise de dados e investigação de mercados, indústrias, economias e consumidores. Fornecem insights e dados globais sobre milhares de produtos e serviços. Tem 16 escritórios no mundo inteiro, com mais de 1000 analistas cobrindo 210 países e 99,9% dos consumidores do mundo. Dizem utilizar as mais recentes técnicas de ciência de dados e investigação de mercado para ajudar a compreender os mercados globais.