É sempre um tema de muito debate, como podemos ter viagens de avião menos poluentes? Diz-se que a melhor opção para voar de forma mais sustentável é com combustível de aviação sustentável. Caminhamos para voos ecológicos: bilhetes mais caros para reduzir consideravelmente a pegada de carbono?
A KLM diz ser “a primeira companhia aérea do mundo a incluir uma quantidade em cada bilhete – com a opção de comprar combustível ainda mais sustentável aquando da reserva. Isto é, para além da renovação da nossa frota, tornando as operações mais eficientes e a compensação de carbono”.
O que é o combustível sustentável?
“O combustível sustentável para a aviação pode reduzir as emissões em 75%. Isso faz com que seja a forma mais sustentável de voar hoje em dia. Produzido a partir de resíduos e materiais residuais – como óleo de cozinha reciclado de restaurantes – o combustível de aviação sustentável é um puro substituto do combustível fóssil”.
Rumo a viagens aéreas mais sustentáveis
“Há muito que temos vindo a reduzir ativamente a nossa pegada de carbono. E para ajudar a manter o aquecimento global abaixo dos 2°C, comprometemo-nos recentemente a cumprir os objetivos do Acordo Climático de Paris”, confirma a KLM.
Menos combustível, menos emissões
Na KLM “A renovação da frota desempenha um papel crucial na redução das emissões de CO2. Razão pela qual estamos a renovar a nossa frota com 100 novos aviões Airbus A320neo. Estes reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 15%”.
Estimulemos a procura de combustível
Deixa ainda um conselho: “Atualmente, o preço do combustível sustentável é elevado. E a oferta é reduzida. Mas juntos podemos ajudar a mudar a situação. Porque se a procura subir, a produção também subirá. E os preços virão a descer. Se quiser voar de forma ainda mais sustentável, doravante ao reservar, compre combustível mais sustentável.”