Restaurante A Ver Tavira
Publicado em Abril 19, 2022

Chef Luís Brito organiza “Algarve à Mesa” no restaurante A Ver Tavira

Gastronomia/ Portugal [ Algarve/ Restaurantes Algarve ]

No Algarve, no restaurante A Ver Tavira, Alípio Branco, João Dias e José Lopes juntam-se ao recém-estrelado Luís Brito, no dia 14 de maio 2002, para criar um jantar que promete homenagear os ingredientes e a culinária algarvia.

Este especial jantar está agendado para o dia 14 de maio, às 19h00, e reúne verdadeiros pesos pesados da gastronomia algarvia. O restaurante A Ver Tavira vai ser anfitrião de um jantar especial, cujo título – “Algarve à Mesa” – introduz, de antemão, o principal protagonista da noite: a própria região.

Restaurante A Ver Tavira

Restaurante A Ver Tavira

Na cozinha vão estar quatro nomes de referência na culinária algarvia: o chef Alípio Branco do restaurante Casa Velha, na Quinta do Lago (Guia Michelin); o chef João Dias do À Mesa, em Tavira (restaurante pertencente ao grupo A Ver Tavira); o chef José Lopes do Bon Bon, no Carvoeiro (uma Estrela Michelin); e o chef Luís Brito do A Ver Tavira, que, em 2021, recebeu também a sua primeira Estrela Michelin.

Na mesa, o menu de degustação prestará homenagem aos ingredientes e à gastronomia da região, reinterpretados pela abordagem criativa que tem sido regra na carreira dos quatro cozinheiros. Serão treze momentos para desfrutar, num verdadeiro desfile de sabores distintamente algarvios: Açorda de Sardinha; Sapateira com tomate rosa e chá príncipe; Galinha cerejada com salsa; Camarão tigre de Quarteira com pau roxo e pepino; Pregado com xerém e molho de berbigão; Atum rabilho com ervilhas e ovos; e Feijoada de litão à moda de Olhão.

Chef Luis Brito

Chef Luis Brito

A seleção de vinhos que acompanharão o jantar ficará a cargo da sommelier Cláudia Abrantes, com base no portfolio da Quinta João Clara e da Morgado do Quintão.

O jantar tem um custo de 170€. As reservas podem ser feitas através do e-mail: restauranteavertavira@gmail.com.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Sobre o chef Alípio Branco

Nascido em Viana do Castelo e criado em Mujães, Alípio Branco iniciou a formação profissional num restaurante no Sul da Alemanha e estagiou em países variados, como a França e a Suíça. Trabalhou na cozinha do Hotel Widder, em Zurique, do Hotel Vivenda Miranda, do restaurante São Gabriel e do Ocean. Foi um dos chefs do Hotel Vila Vita e, em 2018, assumiu o projeto Casa Velha, na Quinta do Lago.

Chef Alípio Branco

Chef Alípio Branco

Sobre o chef João Dias

Nasceu em Lisboa, mas foi nas cozinhas do Algarve que João Dias deu os primeiros passos. Formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e estagiou nos hotéis Vila Vita e Vila Joya. Seguiu-se um período no Santa Eulália, que interrompeu para viajar e conhecer novas culturas e novos sabores. Cozinhou em França, no Brasil e em Macau, até regressar ao Algarve para abrir o seu próprio espaço. Começou com um healthy bar, depois transitou para uma hamburgueria e, finalmente, abriu o seu espaço atual, o restaurante À Mesa, em Tavira.

Chef João Dias

Chef João Dias

Sobre o chef José Lopes

Originário de Lisboa, José Lopes permaneceu, durante sete anos, no Algarve, onde se formou pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António. Passou pelas cozinhas do A Ver Tavira, do Atelier de Comida Santo António, em Faro, e do estrelado Eleven, em Lisboa – onde, durante cerca de seis anos, exerceu a função de chef residente. Liderou as cozinhas do Pão à Mesa, também em Lisboa, e do Clube Lisboeta. A pandemia obrigou-o a reinventar-se e, depois de uma passagem pelo lisboeta Terroir, abraçou o seu projeto atual, o Bon Bon, no Carvoeiro.

Chef José Lopes

Chef José Lopes

Sobre o chef Luís Brito

Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), Luís Brito ingressou na Escola de Hotelaria de Faro em 1989. Iniciou a sua carreira profissional de 30 anos como cozinheiro em diversos restaurantes e hotéis do Algarve, até assumir a função de subchef executivo do Hotel Alfamar. Liderou as cozinhas de grupos como o Petchey, o Starwood ou o CS Madeira Atlantic, e foi chef executivo do Hotel Nempanzu, em Angola. Lecionou na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Brasil, em São Paulo. Hoje lidera o seu próprio projeto, o restaurante A Ver Tavira, que já lhe granjeou reconhecimentos múltiplos – desde as entradas nos guias Michelin e Boa Cama Boa Mesa, de 2019 a 2021, à Estrela Michelin no final de 2021.

Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaje em segurança!

Iati seguros

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo