Cavala salgada à moda de Peniche com batata-doce de Moledo e chips de Chondrus crispus - Foto de Nicolas Lemonnier
Publicado em Abril 20, 2021

Peniche é a primeira cidade do país com restaurantes Smart Fish

Centro/ Portugal [ Peniche ]

Conhece o projeto “Smart Fish – Restauração Sustentável”? Peniche vai ser a primeira cidade de Portugal onde os restaurantes, aderindo a uma iniciativa inédita, vão elucidar os seus clientes para os vários benefícios do consumo das espécies marítimas sustentáveis existentes na sua carta.

O projeto “Smart Fish – Restauração Sustentável” coordenado pela chef Patrícia Borges (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche, Politécnico de Leiria) tem como objetivo primordial promover a integração continuada de espécies piscatórias sustentáveis e/ou de baixo valor económico (como a cavala e o carapau, a título de exemplo) na carta dos restaurantes aderentes de Peniche.

Peixe a secar, em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Peixe a secar, em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Esta ação vai ser, entretanto, complementada com uma formação de cozinha específica, especialmente focada no desenvolvimento de novas receitas com estas espécies de forma a auxiliar e melhorar a oferta gastronómica, possibilitando o escoamento de forma regular do pescado da lota de Peniche.

A concretização final do projeto “Smart Fish – Restauração Sustentável” passa pela atribuição, aos restaurantes aderentes, de um selo identitário – Smart Fish – símbolo que comprova e atesta a integração destas práticas sustentáveis, bem como a garantia de qualidade na confeção das referidas espécies.

Através da consciencialização sobre a importância da comercialização e do consumo de certas espécies piscatórias – muitas vezes subaproveitadas e subestimadas do ponto de vista económico e gastronómico – o intuito do “Smart Fish – Restauração Sustentável” é fomentar o aumento da procura destas espécies e, consequentemente, valorizar a atividade piscatória de Peniche.

Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Nas palavras da chef Patrícia Borges: “este projeto pretende incutir uma abordagem inovadora e dinâmica sobre a forma como consumimos peixe, capaz de alavancar o dormente potencial económico do mar e sempre assente na valorização dos recursos marinhos.” A cozinheira deixa ainda o mote a todos os consumidores: “Se quando formos à praça ou à peixaria começarmos a pedir este tipo de espécies, como a cavala ou o carapau, estamos não só a contribuir para a preservação e regeneração marítima, como a prestar um apoio inestimável a toda a atividade da pesca nacional e aos próprios pescadores portugueses em particular”.

Chef Patrícia Borges

Chef Patrícia Borges

RECEITA: Cavala salgada à moda de Peniche com batata-doce de Moledo e chips de Chondrus crispus

Ingredientes (4 pessoas)
4 cavalas médias frescas
0,8 kg batata-doce
4 dentes de alho
20g algas Chondrus crispus
Azeite e pimenta branca a gosto
0,3 kg de sal grosso

Preparação:
Filete as cavalas e lave-as bem. Disponha-as lado a lado num recipiente e cubra-as com sal grosso, mantendo-as no frio por 12 horas.
Posteriormente, lave os filetes em água abundante e demolhe-os durante 1 hora.
Leve as batatas-doces com casca ao forno a 180ºC juntamente com a alga. Passados 10 minutos retire a alga e reserve. Retire as batatas-doces depois de assadas e reserve. Coza os filetes em água fervente por 5 minutos.
Sirva, dispondo sobre as batatas-doces assadas os filetes de cavala temperados com o alho picado, a pimenta e o azeite. Finalize com os chips de algas.

Nota: “Smart Fish – Restauração Sustentável” é um projeto coordenado pela Chef Patrícia Borges (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche, Politécnico de Leiria), desenvolvido no contexto do programa de financiamento “Programa Operacional Mar 2020” (Portugal).

Cavala salgada à moda de Peniche com batata-doce de Moledo e chips de Chondrus crispus - Foto de Nicolas Lemonnier

Cavala salgada à moda de Peniche com batata-doce de Moledo e chips de Chondrus crispus – Foto de Nicolas Lemonnier

Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo