Programa AHP 2020 Programa Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" das Aldeias Históricas de Portugal 2020
Publicado em Julho 10, 2020

Eventos vão voltar às Aldeias Históricas de Portugal

Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal ]

Com uma pandemia que continua a impedir a concentração de muitas pessoas, as Aldeias Históricas de Portugal trazem, de forma inovadora, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” de 2020, com eventos… via streaming! O programa vai estender-se de 6 de setembro a 7 de novembro de 2020, passando pelas 12 Aldeias Históricas de Portugal com atividades que marcam este ciclo que leva maior animação a estes locais. Como? Já explico mais abaixo 😀

Programa Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" das Aldeias Históricas de Portugal 2020

Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” das Aldeias Históricas de Portugal 2020

A Covid-19 trouxe-nos muitas limitações e levou-nos a fazer tudo de forma diferente, a repensar e adaptar conceitos. O mesmo se aplica aos eventos que, este ano, terão uma participação muito limitada, sujeita a inscrição prévia e, por isso, de forma a chegar a mais pessoas, as festas vão ser emitidas via streaming e serem vistas e sentidas… em todo o mundo!

Torre do Lucano - Monsanto - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Torre do Lucano – Monsanto – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Castelo Novo - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Castelo Novo – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Nesta que vai ser a quarta edição do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, a Cultura, a Gastronomia, a Tradição, os Costumes, o Património, as Lendas e os Mitos das Aldeias Históricas de Portugal voltam a ser o mote para  os eventos, que têm como objetivo divulgar o património cultural material e imaterial únicos destas 12 Aldeias Histórias de Portugal. As “festas” vão estar em “em linha com as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Governo português no que toca ao cumprimento das orientações higiénico-sanitárias para o combate à pandemia”, refere a organização.

Assim, e de modo a garantir a segurança de todos os participantes, mas também das comunidades locais, as 12 festas que compõem o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” vão ser sujeitas a inscrição prévia e ter um número limitado de participantes.

Monsanto - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Monsanto – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Devido a essa limitação, as Aldeias Históricas de Portugal vão oferecer, via streaming, experiências únicas de imersão e descoberta pelas 12 aldeias (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso), ampliando assim o alcance do território e da iniciativa.

“O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” é um dos momentos altos do ano nas 12 aldeias, e um importante contributo para a sua dinamização económica. Este ano, a sua realização surge também como uma forma de apoiar a recuperação do tecido empresarial e cultural não só no território, como no resto do país – já que uma das apostas é contratar artistas de renome, para apelar ao público geral”, explica a organização do Ciclo.

Capela de São Pedro de Vir à Corça - Monsanto - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Capela de São Pedro de Vir à Corça – Monsanto – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Neste ano de 2020, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” vai ter 12 eventos de 6 de setembro a 7 de novembro, entre sexta, sábado e domingo, realizando-se um dia em cada aldeia:

– Cada evento será dedicado a uma atividade cultural, que pode variar entre artes performativas, música, ou instalação audiovisual.

– Cada atividade será apresentada num espaço exterior ou interior, de relevância patrimonial, e onde seja possível o controlo do acesso de público e a aplicação de medidas sanitárias adequadas.

– De modo a dar a conhecer as 12 aldeias durante o ciclo (dentro do limite de pessoas a definir), as Aldeias Históricas de Portugal vão criar pacotes de fim-de-semana com “espetáculo + dormida + refeição” com uma rede de alojamentos que se associa à iniciativa.

Calendário Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” (6 de setembro a 7 de novembro 2020):
6 de setembro 2020: Castelo Rodrigo
12 de setembro 2020: Linhares da Beira
19 de setembro 2020: Belmonte
25 de setembro 2020: Trancoso
26 de setembro 2020: Marialva
2 de outubro 2020: Castelo Mendo
3 de outubro 2020: Almeida
4 de outubro 2020: Piódão
17 de outubro 2020: Sortelha
24 de outubro 2020: Castelo Novo
31 de outubro 2020: Idanha-a-Velha
7 de novembro 2020: Monsanto

Programa AHP 2020

Programa Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” das Aldeias Históricas de Portugal 2020

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso integram a redes das Aldeias Históricas de Portugal. “Um destino que são 12” não-massificado, com uma oferta em lazer, aventura, História, património, cultura, gastronomia, vinhos, natureza e wellness, longe do bulício das cidades.

Susana Ribeiro em Almeida - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Almeida – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal:

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.

Susana Ribeiro em Castelo Rodrigo - Aldeia Histórica Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Castelo Rodrigo – Aldeia Histórica Portugal © Viaje Comigo

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).

Aldeias Históricas de Portugal 2020

Aldeias Históricas de Portugal 2020

Susana Ribeiro no Castelo de Monsanto - Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Castelo de Monsanto – Aldeia Histórica de Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo