No dia 28 de Março, data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono, celebra-se o Dia Nacional dos Centros Históricos. Nesta altura de distanciamento social, no Google Arts & Culture, é possível fazer uma visita virtual aos centros históricos de todo o país sem sair de casa e à distância de um clique.
O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado a 28 de março de 1993, sendo rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico.
Os centros históricos do Porto, Guimarães, Évora, Sintra, Angra do Heroísmo, Óbidos e Elvas são os centros históricos de Portugal considerados Património Mundial pela UNESCO. Como tal, celebre o Dia Nacional dos Centros Históricos visitando a Sé do Porto, na cidade berço de Portugal, o magnífico Castelo de Guimarães, ou o Palácio Nacional de Sintra. Todos estes locais de beleza ímpar estão disponíveis para visita no Google Arts & Culture.
Para sair do país sem sair de sua casa, também pode visitar alguns centros históricos europeus, nomeadamente o Centro Histórico de Siena, em Itália, o Centro Histórico de São Petersburgo, na Rússia ou a Acrópolis, na Grécia.
A parceria dos museus com o Google Arts & Culture, lançada há mais de uma década, oferece visitas virtuais a mais de 1.200 museus, de forma gratuita, pelo site ou pela aplicação para Android ou iOS.