Projecto “Provas em Casa” DR Projecto “Provas em Casa” DR
Publicado em Março 26, 2020

Em quarentena: o mundo dos vinhos também está online

Covid-19

Workshops gratuitos sobre vinhos e uma prova comentada… é assim que os vinhos portugueses chegam à casa dos portugueses, durante a quarentena do Covid-19. Conheça os dois projetos que pretendem :

O projecto “Provas em Casa”, criado pela Aveleda e disponível no Instagram, promete descomplicar a linguagem do vinho através de workshops online gratuitos, em formato LIVE. Os workshops realizam-se todas as segundas, quartas e sextas pelas 19 horas.

Numa altura em que a maioria da população nacional está em casa, Francisca van Zeller, PR Manager da Aveleda, decidiu, em conjunto com outros colaboradores da produtora onde trabalha, criar este ciclo de workshops online gratuitos. O objectivo, além da partilha de conhecimento, é comunicar o vinho com curiosos e entusiastas, usando uma linguagem simples.

“O espírito do vinho é a partilha, a emoção e a experiência. Na Aveleda, cultivamos este espírito nos vinhos que produzimos e na forma como comunicamos. Estes workshops são uma forma de partilha de conhecimento de vinho para quem está em casa. O vinho é um produto muito diversificado, com muitos estilos, regiões e castas diferentes, que permitem que quanto mais se prova, mais conhecimento se adquire, mas também, mais se viaja. Queremos com estes workshops permitir uma viagem para todos que nesta altura, não o podem fazer”, refere Francisca.

Se o primeiro workshop, realizado no dia 16 de Março, se baseou nos passos básicos da prova – que copos escolher, a temperatura de serviço e os seis passos de prova – os próximos workshops já têm temas escolhidos: os estilos de vinho, as características das diferentes castas, etc. Após as reacções que vai recebendo, Francisca adapta os conteúdos dos workshops, sempre coadjuvada por 4 pessoas: a equipa de Relações Públicas da Aveleda, que desenvolve os conteúdos, e um designer que desenvolve o grafismo.

Depois dos primeiros workshops, as reacções não podiam ter sido melhores: “O feedback tem sido muito positivo. A linguagem aplicada é bastante simples, descomplicada e muito “caseira”. O vinho tem que ter estas características: é algo que nasce da natureza que pertence a todos, transformado por quem é experiente e tem conhecimento, e depois partilhado com todos. Acho que isso tem aproximado as pessoas. Os participantes têm-se sentido à vontade para partilhar questões, o que gostaram, o que gostariam de ver melhorado, etc. Tem sido muito entusiasmante”.

De futuro, haverá convidados a participar mas os workshops serão conduzidos por Francisca van Zeller.

Digital tasting do Soalheiro DR

Digital tasting do Soalheiro DR

A equipa de Enoturismo do Soalheiro que, está com a atividade, momentaneamente, suspensa, devido ao plano de contingência Covid-19 na adega, criou o projeto “Soalheiro Digital Tasting”. Esta é a mais recente proposta, da primeira marca de Alvarinho de Melgaço, para levar até casa das pessoas a paixão e os segredos desta casta. Trata-se de uma prova digital comentada, onde o enólogo Luís Cerdeira desvenda todos os detalhes da casta Alvarinho. O objetivo é continuar a marcar de uma forma simples, mas emotiva, os “pequenos” momentos da vida.

Além de permitir a descoberta de três estilos de vinhos, em casa, incentiva os consumidores a adquirirem no comércio local ou através de lojas especializadas na internet já existentes, pois não está nos objetivos do Soalheiro a criação de uma loja de vinhos online. A marca pretende continuar a promover a elasticidade e a descoberta da casta alvarinho, motivando, nesta fase, a procura dos vinhos no online, nas garrafeiras que distribuem ao domicílio e nos restaurantes que continuam a prestar serviços de take away.

“O Alvarinho, além da casta rainha do nosso território, é a nossa paixão. Esta fantástica casta permite, em equipa e com um espírito de inovação constante, criar dimensões diferentes nos vinhos que produzimos. O KIT inclui três dimensões desses perfis e um vídeo comentado que ajudará a descobrir os segredos de cada um. Depois, pode encontrar o seu Soalheiro preferido em restaurantes, garrafeiras e lojas online” afirmam os produtores. Acrescentando “em breve, tudo voltará à festa e ao convívio. Nós acreditamos. E por isso incluímos um voucher, com validade de um ano, para poderem, quando isto passar, visitar o Soalheiro”.

O kit de prova inclui: três dimensões Soalheiro – Granit 2019 (lançamento), Terramatter 2018 (natural, sem filtração) e Reserva 2018 (nova colheita), um vídeo comentado pelo enólogo Soalheiro, Luís Cerdeira, informação técnica da marca, fichas técnicas dos vinhos, notas de prova, saca rolhas profissional e doseadores e, ainda, um voucher Enoturismo para duas pessoas, com validade de um ano. O mesmo pode ser adquirido através da página soalheiro.com/enoturismo. Mais informações aqui.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo