Na cidade de Nazaré, em Israel, fui visitar a Basílica da Anunciação, construída entre 1960 e 1969. De acordo com a tradição católica, foi neste local onde teve lugar a Anunciação* e a gruta terá sido o espaço que restou da casa onde Maria terá passado a sua infância e vivido com José.
O altar que se destaca dentro na caverna surgiu por volta do século IV e depois começou a nascer um edifício maior, em sua volta, sendo que a Igreja da Anunciação terá surgido mais ou menos na mesma altura da Igreja da Natividade (Belém) e a Igreja do Santo Sepulcro (em Jerusalém). Foram depois construídas outras igrejas e aconteceram várias outras remodelações durante diferentes séculos.
No centro da Basílica está a Gruta da Anunciação e, num andar superior, um outro altar, mais próximo da enorme cúpula, que se consegue ver de diversos pontos de Nazaré.
As arcadas exteriores podem ver as imagens da Virgem Maria, que foram doadas por vários países.
*A Anunciação (da Virgem Maria) é o episódio em que o Arcanjo Gabriel surge a Maria e diz que ela será a mãe de Jesus Cristo. Mesmo virgem, Maria iria milagrosamente dar à luz uma criança: o filho de Deus e que se chamaria Jesus.