Calçada medieval em Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo Calçada medieval em Aldeia Histórica de Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 16, 2019

Festa “O Monstro e a Menda”, 27 e 28 de setembro 2019, em Castelo Mendo

Centro/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal/ Castelo Mendo ]

Nos dias 27 e 28 de setembro 2019, a Aldeia Histórica de Castelo Mendo vai receber mais uma sessão do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” (evento que percorre as 12 Aldeias Históricas de Portugal), com o tema de “O Monstro e a Menda”, que vai revelar saberes e sabores regionais. Preparados para a festa?

Igreja de Santa Maria do Castelo - Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo – Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Maria do Castelo - Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Maria do Castelo – Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

A aldeia medieval de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, vai ter dois dias de festa com uma programação especial, que faz parte do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa. No fim-de-semana, de 27 e 28 de setembro 2019, há muitas experiências e saberes e sabores para descobrir, enquanto vai conhecer a história desta pitoresca aldeia.

Além da descoberta do património arquitetónico, há também ao património imaterial que se mostra na aldeia sob o tema “O Monstro e a Menda”, inspirado nas lendas locais de amores e desamores, soldados e damas, cavaleiros e princesas, monstros e ermitões. E quem são os anfitriões? A própria comunidade local!

“O Monstro e a Menda, apesar de protagonistas de histórias diferentes, darão o mote a todas as atividades, numa fusão de narrativas, lendas e canções, através da exploração das dicotomias: o bem e o mal, o belo e o horrendo, a fé e a superstição, permitindo um programa repleto de música, gastronomia, visitas guiadas, recriações ao vivo e oficinas, e proporcionando aos visitantes uma experiência inesquecível e genuína que os levará numa viagem autêntica pela alma desta aldeia histórica”, revela a informação das Aldeias Históricas de Portugal.

Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

A Menda em Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

O Mendo em Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

PROGRAMA “O MONSTRO E A MENDA” – DIAS 27 E 28 DE SETEMBRO DE 2019

6ª feira, 27 setembro de 2019

18h30 – Inauguração da Exposição “Os Monstros e as Mendas” – Antiga Casa da Câmara

20h00 – Iguarias ao ar livre – Largo do Pelourinho

21h00 – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila

22h00 – Baile dos Monstros pelo DJ El Grandone – Largo do Pelourinho
Um baile de máscaras muito assustador! Aldeões e forasteiros escolhem as máscaras mais assustadoramente divertidas para uma festa de muitas danças tolas. Decoração a música a rigor!

Aldeia Histórica de Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Igreja Matriz ou de S. Pedro – Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

Sábado, 28 setembro de 2019

10h00 – De castelo Mendo ao Porto de S. Miguel, um passeio encenado – concentração Largo da Igreja de S. Vicente

14h30 – Mercadinho de produtos regionais e tradicionais – Largo do Pelourinho

15h00 – O Chef Cria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia, com o chef Ivo Loureiro de criação de um prato denominado “O Monstro e Menda” (com base na gastronomia do sítio o chef vai criar um prato inovador e surpreendente)

16h00 – O chef Recria – Casa do Corro
Oficina de Gastronomia com chef Ivo Loureiro de reinterpretação de iguaria local (sabe o que são papas de milho ou de carolo? – Venha saborear as que o chef preparou!)

16h00 – Histórias de Castelo Mendo – Visita Guiada por elementos da comunidade – início da visita, Portas da Vila (dificuldade baixa)

17h00 – O chef aprende – Casa do Corro
Oficina de gastronomia – confeção de Bola Parda, onde se ensina ao chef Ivo Loureiro os segredos da receita

18h00 – Merenda Comunitária – por cantos e recantos da Aldeia
Degustação dos pratos das oficinas de gastronomia do chef Ivo Loureiro acompanhados pelas mais saborosas iguarias e bebidas da região.

19h00 – Sonoridades em Castelo Mendo – A par de sons e sabores também a música irá animar as ruas da Aldeia com a presença dos Funk you Brass Band

21h30 – O Monstro e a Menda – Portas da Vila
A Companhia Persona em conjunto com a comunidade local vai criar uma história que terá como cenário vários pontos da aldeia. Duas marionetas gigantes conduzem o público nesta visita encenada.

A saber:
Para as visitas guiadas, encenadas, e as caminhadas propostas, apesar de grau fácil aconselhamos calçado confortável e chapéu-de-sol.
Para informações adicionais por favor contactar 271 571 700 BMMNR (Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo)

Antiga Câmara, Tribunal e Cadeia - Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Antiga Câmara, Tribunal e Cadeia – Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro! Depois de Castelo Rodrigo, a festa vai até Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

©Aldeias Históricas Portugal

©Aldeias Históricas Portugal

Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Barroco dos Desejos – Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Maria do Castelo - Castelo Mendo - Portugal © Viaje Comigo

Igreja de Santa Maria do Castelo – Castelo Mendo – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo