Começo este texto com a curiosidade sobre o Farol do Cabo Sardão: sabia que está virado ao contrário? É verdade, o farol tem a porta de entrada virada para o mar, ao contrário do que é habitual. Segundo contam, tal aconteceu devido a um mal entendido entre engenheiros e o construtor do edifício.
Construído no início do século XX – começou a funciona em 1915 – e situado na costa alentejana, o Cabo Sardão fica na freguesia de S. Teotónio, no concelho de Odemira, distrito de Beja, em Portugal. Faz parte da Rota Vicentina e fica entre Almograve e a Zambujeira do Mar.
Na chamada Ponta do Cavaleiro, o Cabo Sardão é considerada a maior proeminência da costa ocidental, entre o cabo de Sines e o cabo de São Vicente.
As escarpas enormes fazem deste um local cinematográfico. As arribas fazem lembrar cenários de filmes, como o “Senhor dos Anéis” ou algo saído da série “Game of Thrones”. Podiam perfeitamente ser filmados aqui. Este é também um lugar muito frequentado por quem gosta de observa aves, já que é ponto de passagem e de nidificação de algumas espécies.
Leia mais sobre a viagem na costa alentejana.
Dados do Farol do Cabo Sardão:
– 17 metros de altura
– Entrou em funcionamento a 15 de abril de 1915