Outono em Varsóvia - Polónia © Viaje Comigo Outono em Varsóvia - Polónia © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 31, 2018

Que roupa vestir na Europa no outono / inverno ?

Notícias

O que vestir para aguentar o frio que faz na Europa durante a época de outono/inverno, ou seja, entre os meses de outubro e até março? Nunca me hei-de esquecer de quando uma amiga indiana me explicou a emoção que sentiu ao ver as folhas de várias cores, no outono, em Berlim, cidade para onde se tinha mudado. Na Índia, o outono não existe e, portanto, não existe a linda cadência de folhas, que se pintam de mil tons de verdes, amarelos e castanhos. O meu país, Portugal, ainda continua com as quatro estações bem definidas e, por isso, acho que todos os portugueses têm roupa de meia-estação, ou seja, que serve para o frio mas ainda não tanto frio…

Mas, à medida que nos vamos aproximando da Europa Central e mais a Leste os invernos são mais rigorosos. O ano passado estive em Berlim, em janeiro, e estava muito frio! Daquele frio que parece cortar a pele, quando combinado com o vento. O que noto é que, nos outros países, os espaços fechados estão sempre muito quentes (incluindo as casas) e só na rua vamos sentir frio. Infelizmente em Portugal isso não acontece e as casas não estão nada preparadas para o frio, ou então gastamos uma fortuna em aquecimento.

Assim, em Portugal temos as quatro estações (mais ou menos) bem definidas, divididas desta forma:

– Inverno: 21 de dezembro a 20 de março
– Primavera: 21 de março a 20 de junho
– Verão: 21 de junho a 20 de setembro
– Outono: 21 de setembro a 20 de dezembro

E digo mais ou menos bem definidas porque há outonos com temperaturas de verão e meses de verão com bastante chuva… Já se torna quase imprevisível o tempo que vamos apanhar, mas sabemos mais ou menos as temperaturas médias.

Sugestões de roupas para o outono /inverno europeu

Sugestões de roupas para o outono /inverno europeuhttps://mo-online.com/pt/

Escrevo este texto em outubro, quando acabei de regressar de uma viagem à Polónia, onde apanhei muito frio (e dizem que dezembro/janeiro é muito pior) e alguma chuva. Na Europa, o inverno pode ser muito rigoroso, com países onde cai bastante neve e outros onde chove muito, por isso, protejam-se.

Sugestões de roupas para o outono /inverno europeu

Sugestões de roupas para o outono /inverno europeu

Então, o que posso sugerir que levem na mala para se vestirem adequadamente? (isto se forem tão friorentos como eu!)

Por várias razões, deixei de usar camisolas de gola alta (ficava sempre doente da garganta!) e também camisolas muito grossas. Dei tudo isso, que tinha no meu armário, e agora prefiro vestir-me em camadas leves, em vez de roupa pesada e muito quente. Como uma “cebola”, visto-me por camadas:

– Uma camisola interior (se for muito friorento, uma camisola térmica), ou um body que faz com que não entre aquele frio para as costas, naquele bocadinho de corpo que não conseguimos tapar;
– Meias quentes (eu tenho umas que uso até ao joelho, mas se for para locais com mesmo muito frio uso meia-calça);
– Uma camisa de manga comprida: se for para um sítio muito quente, enrola as mangas e fica mais fresco;
– Um casaco de malha por cima da camisa;
– Calças mais quentes, se possível, ou jeans.
– Um bom casaco: e com “bom” falo daquele casaco que poderá dar para o frio e chuva, que não seja muito pesado e que, de facto, quando se fecha não há frio que nos incomode. Também gosto que o casaco tenha um capuz, para proteger do vento e da chuva, se necessário;

– Um bom cachecol que cubra bem a garganta e ainda tape a frente do peito, para que não fique doente. Agora, também gosto muito de usar golas;
– Um gorro quentinho;
– Luvas (se quer tirar fotografias com o telemóvel, sem tirar as luvas arrange daquelas com o “touch” nos dedos – veja aqui quais são);
– Protetor de orelhas, se o gorro não for suficiente para as tapar;
– Se o seu calçado não for quente suficiente – e nem as meias ajudarem a aquecer – uma da dicas é colocar uma nova palmilha, que ajudará a manter os pés quentes.
Eu apostei numas botas quentes e que são boas também para a chuva (um pouco escorregadias na calçada portuguesa), porque, para mim, ter os pés quentes é meio caminho andado para o frio não me pegar de jeito nenhum.

Com isto tudo, quando entrar em restaurantes e bares, vai acabar por ir tirando tudo à medida que vai sentido o calor. E quando sair para a rua torna a vestir tudo. Para mim não faz sentido usar camisolas grossas em sítios que vão estar quentes e prefiro vestir-me assim às camadas. E vocês? Como se preparam para aguentar o outono/inverno europeu?

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo