Situada no Parque Natural da Serra da Arrábida, em Portugal, a Praia do Portinho é considerada uma das mais encantadoras praias do país.
As águas calmas e transparentes, as areias finas e brancas e finas, e estar rodeado da vegetação da serra fazem da baía do Portinho da Arrábida um local muito charmoso.
O Portinho da Arrábida é, na verdade, uma aldeia que pertence à freguesia de S. Lourenço, no concelho e distrito de Setúbal. Pode lá chegar de carro ou transportes públicos e depois terá ir a pé ou aproveitar a boleia do transporte que a autarquia colocou à disposição gratuitamente para que não se levem carros para as praias.
Em 2010, a praia do Portinho da Arrábida foi considerada uma das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal” na categoria Praias e Falésias. Depois desta praia tem outras praias igualmente conhecidas e muito bonitas, entre as quais a Praia dos Coelhos, a Praia de Galapinhos e a Praia dos Galapos.
No Portinho da Arrábida, além de muitos restaurantes, existem alojamentos para quem gosta de ficar mesmo em frente da praia – e também empresas com aluguer de pranchas para SUP (e com aulas para iniciantes). O que tem lá para visitar: o Museu Oceanográfico (na rua que nos leva até ao Portinho); a Capela da Lapa de Santa Margarida (gruta com capela do século XVII); a Pedra da Anicha (afloramento rochoso a 100 metros da praia); e a Estação Arqueológica do Creiro (no Parque Natural da Arrábida).
O Museu Oceonográfico funciona dentro do Forte de Santa Maria da Arrábida e alberga uma coleção de fauna e flora da Arrábida, fundada pelo naturalista setubalense Luiz Gonzaga do Nascimento. No exterior tem uma exposição de esculturas e uma estátua do poeta Sebastião da Gama.
– Esta à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui