No centro histórico de Melgaço, no norte de Portugal, a Adega Sabino é uma referência nos restaurantes de cozinha regional e que privilegiam os produtos locais, reforçando também a aposta no vinho Alvarinho. Começou por ser uma tasca, sendo fundada por volta de 1940 e, na década de 70, passou a ser Casa de Pasto, servindo petiscos e pratos regionais. Mas, só em 1993 passou a ser restaurante tradicional nas mãos dos atuais donos.
Na altura da Casa de Pasto a ementa não era tão grande, mas já era muito procurada pelo Cozido à Portuguesa e pela Sardinha Assada. Hoje em dia, o cabrito do monte assado e o bacalhau com broa são duas das suas especialidades, não esquecendo os pratos (de encomenda prévia) com iguarias como a lampreia, o salmão e o sável do rio Minho, assim como o Arroz de Cabidela. Mas há mais!
Em 1993, depois de obras de remodelação, Manuel Augusto de Castro, conhecido hoje como Sabino, e a esposa, Odete Amorim Costa, abriram as portas deste espaço já como restaurante a servir a gastronomia nacional, com destaque para a do Alto Minho.
Fui visitar o Sabino num fim de semana e todas as mesas do restaurante estavam já ocupadas, com diferentes pratos a serem servidos. Apesar de estarmos no outono, até as mesas da esplanada estavam com clientes que tinham ido provar as iguarias minhotas que saem da cozinha do casal Sabino.
Para começar, sugere a ementa, há bolinhos de bacalhau e pataniscas (que provei e estavam ambos ótimos), rissóis, queijos de ovelha e de cabra (acompanhada com uma compota de abobora caseira), alheira, chouriça de carne ou chouriça de sangue e presunto – com muitos produtores locais representados.
As carnes, surgem em “Terra” com sugestões grelhadas como o Bife de Vitela, o Meio Naco de Vitela, o Costeletão e o Naco de Vitela (para 2 pessoas). Quando visitei o Sabino era dia de Cabrito do Monte (servido para 2 pessoas) e foi isso mesmo que experimentei. Estava excelente, acompanhado com legumes, e até o arroz estava irresistível, com um sabor muito caseiro. Tão bom que fez com que me servisse mais do que uma vez. As batatas assadas – não sei se alguma vez vos disse mas, se forem boas, são a minha perdição – estavam tão apetitosas que não sobrou nem uma, no assador de barro.
No capítulo “Mar” da ementa estão as propostas de peixes com salmão, robalo, Polvo à Lagareiro, Bacalhau à Sabino (com cebolada), Bacalhau na Brasa, Bacalhau com Broa, Arroz de Tamboril, Arroz de Marisco, Sável do Rio Minho e Lampreia do Rio Minho. Por encomenda, pode pedir o bife de presunto (com cebolada) e o Arroz de Galo Vadio (galo de campo com sangue e arroz). Os acompanhamentos poderão ser batata a murro, batata frita (palito ou redonda), salada e arroz.
Com o continuar da refeição, entre sabores muito caseiros, é natural que as sobremesas também tenham de continuar essa mesma tradição. Na ementa surgem como “Sobremesas Caseiras D’Avozinha Teresa” e pode escolher entre o leite creme, o pudim caseiro, a Delícia de Ananás, a Mousse de Chocolate, o Bolo de Bolacha, o Bolo Brigadeiro, a Taça da Casa, o Queijo com Marmelada, a Tarte de Queijo, as Compotas de Alvarinho e as Delícias de Alvarinho. Como fiz esta visita ao Sabino um mês antes do Natal já havia rabanadas para experimentar e foi esse o doce que ficou no final desta refeição. As melhores rabanadas são sempre as que são provadas fora do Natal, não são? Se não quiser doces, há também sempre uma salada e fruta da época.
O serviço é muito atencioso e, mesmo não sendo clientes habituais, sentimo-nos sempre muito bem-vindos, como se estivéssemos em casa de amigos. O senhor “Sabino” faz questão de acompanhar a refeição para saber se está tudo bem e vai sugerindo o que se pode beber. Para acompanhar a comida, Sabino orgulha-se de ter uma garrafeira muito diversificada e que aposta no Alvarinho de Melgaço. Enquanto esperámos por mesa, ficámos na esplanada a provar o Torre de Menagem 2016; para acompanhar o cabrito assado, escolhemos o Reguengo de Melgaço.
INFORMAÇÕES
Restaurante Adega Sabino
Morada: Largo Hermenegildo Solheiro, 46, Melgaço, Portugal
Telefone: +351 251 404 576 / +351 963 452 031
Preço médio: 25€
– Procura hotéis em Melgaço? Pesquise aqui