Sabiam que existe um túnel do amor no Sri Lanka? Um governador apaixonado fez um túnel secreto, perto de Colombo, para poder estar com a sua amada em segredo. É uma história muito romântica mas… nunca ficaram juntos! E o túnel está dentro de um dos mais charmosos hotéis do Sri Lanka.
Em 1805, Sir Thomas Maitland foi designado Governador do Ceilão, na altura, nas mãos da Inglaterra. Adquirou o monte Glakissa – que ficou depois com o nome de Mount Lavinia – onde decidiu construir a sua casa que viria a ser o Mount Lavinia Hotel. A sua residência, de 1806, era somente o que é agora o edificio central. Depois, como hotel, surgiram os edifícios laterais. Desde 1947 está como hotel de charme e luxo.
Diz a lenda que o governador se enamorou por uma dançarina mestiça (metade portuguesa, metade do cingalesa), de nome Lovina Aponsuwa. A paixão era tão grande que o governador mandou fazer um túnel secreto, a partir da sua adega, até à aldeia da sua amada, para se encontrarem em segredo, já que era uma relação não aceite pela sociedade da altura.
Mas, infelizmente, apesar de noivos, nunca ficaram juntos e diz-se que a amada terá morrido por amor. O Governador foi chamado para Malta, em 1811, e sabe-se que morreu lá… solteiro.
A estátua de Lady Lavinia pode ser encontrada na fonte à entrada do hotel Mount Lavinia Hotel e o Mount Lavinia ficou com este nome a partir desta história… de amor. O hotel faz reservas de eventos no espaço de adega, para jantares especiais e românticos.
– Procura outros hotéis no Sri Lanka? Pesquise aqui
Desafio 2017 – #341 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!