Na ilha de Penang, na Malásia, na cidade de George Town está situado o bairro Chew Jetty. Foi um dos locais que mais gostei de visitar devido ao seu estilo muito pitoresco e tradicional. As casas estão construídas em cima de estacas, para ficarem por cima da água, e a comunidade, de gente simples, é feita de trabalhadores do porto e com negócios ligados ao turismo.
Hoje em dia, ainda existem pescadores mas muito do bairro se adaptou ao turismo que existe em George Town e há pequenos negócios com venda de souvenirs e comida malaia em barraquinhas, que estão à frente das habitações. O bairro Chew Jetty está aberto a visitas das 9h00 às 21h00 e pertence à área classificada como Património da Humanidade da UNESCO.
Chew é, aliás, o nome de muitas famílias imigrantes que vieram da China e que aqui viveram, já que trabalhavam no porto a partir do século XIX. Estamos a falar de centenas de famílias e muitas ainda permanecem no local. A água e eletricidade foram instaladas em 1954. Há ainda muitos barcos no local, alguns para pesca e outros que fazem travessias a partir da ilha.
O bairro Chew Jetty é, para mim, o melhor local para fazer as suas compras de souvenirs. Sinceramente, melhor do que em Kuala Lumpur. Primeiro, porque as coisas são baratas aqui (pode comprar sacos, tecidos Batik, pinturas; bonecos, etc.) e, depois, porque tem muitas coisas ligadas à street art de George Town, como os livrinhos, sacos e tshirts, com as imagens dos grafitis. Também vai encontrar coisas bastante diferentes como… sanduíches com desenhos e doces com recheio de durian (uma fruta muito típica que tem um cheiro muito intenso).
Como ir ter a Chew Jetty? O melhor caminho é percorrer a rua (Lebuh) Armenian, onde está a maior parte dos grafitis de George Town, até à beira-mar. Aí, vai ter a indicação do Chew Jetty e, indo sempre em frente, vai ter ao local do porto com barcos, passando por todas as lojinhas.
Saiba mais dicas sobre a viagem do Viaje Comigo à Malásia, aqui.
Desafio 2017 – #290 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!