Em redor da Mona Lisa - Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo Visitantes em redor da Mona Lisa - no Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 28, 2017

O quadro mais conhecido do Louvre: Mona Lisa. Conhece a história?

Europa/ França [ Paris/ Uma fotografia por dia... ]

A fotografia de hoje quase não precisa que seja explicada. Mas, obviamente tem uma história por detrás. É um aglomerado de visitantes, no Museu do Louvre, em Paris, a tentar tirar a sua fotografia de um dos quadros mais valiosos de todos os tempos: a Mona Lisa.

É das poucas obras, dentro do museu parisiense, que tem indicações específicas da sua localização. A maior parte dos visitantes entra e vai logo ver aquele que é um dos quadros mais conhecidos internacionalmente. Mas, existem diversas razões para tornar a “Gioconda” um ponto de visita central, no Louvre, e não somente uma paragem para a foto da praxe.

Mona Lisa - Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo

Mona Lisa – Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo

A pintura começou a ser feita em 1503 e demorou três anos até ser terminada. Leonardo da Vinci, o seu autor, tornou esta obra um poço de controvérsias. Tanto pela técnica utilizada, como pela representação da figura, que se diz que pode ser tanto do sexo feminino como do masculino. Aliás, muitos afirmam que é inspirado num auto-retrato de Leonardo Da Vinci, vestido de mulher…

Durante muito tempo, esta pintura andou de mão em mão. Foi comprada pelo rei Francisco I de França, que a teve exposta em Versalhes. Depois da Revolução Francesa, o quadro veio para o Louvre. Em 1911, foi roubada mas reapareceu em Itália e, entre 1956 e 2009, atiraram-lhe, em ocasiões diferentes, com ácido, café e pedras.

Agora já se consegue perceber porque é também o quadro mais bem guardado do museu e com vidro à prova de bala.

A pintura está exposta na Ala Denon (1º andar, sala nº 6) onde estão outros quadros de Leonardo Da Vinci, em que se pode ver a mestria do génio na pintura, como o foi noutras áreas. Saiba mais aqui.

Veja aqui o Guia para a Cidade de Paris

Desafio 2017 – #28 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Indicações para Mona Lisa -Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo

Indicações para Mona Lisa -Museu do Louvre, Paris © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo