Silêncio - Direitos Reservados Silêncio - Direitos Reservados
Publicado em Janeiro 19, 2017

“Silêncio” de Martin Scorsese estreia hoje, com filmagens em Taiwan

Preparar a viagem

Estreia hoje, dia 19 de janeiro de 2017, em Portugal, o último filme do realizador norte-americano Martin Scorsese. “Silêncio” conta a história da incursão de dois padres jesuítas no Japão, no século XVII.

A película é uma adaptação do romance homónimo de Shusaku Endo sobre a história do cristianismo no Japão.

Apesar de o filme se referir a uma história no Japão, o mesmo foi filmado, durante oito meses, em Taiwan. “Procurámos em diferentes locais em todo o mundo, mas finalmente escolhemos Taiwan porque a paisagem era geograficamente próxima, o clima semelhante e as paisagens nas montanhas e junto ao mar davam-nos precisamente o que precisávamos”, afirmou Martin Scorsese.

Com quase três horas de duração, o intenso filme retrata os caminhos da fé cristã em solo japonês, pela perspetiva de dois dois padres jesuítas que, saídos de Portugal, foram procurar um terceiro padre e seu mentor, Cristóvão Ferreira, interpretado pelo ator Liam Neeson.

Apesar de a procura pelo padre Ferreira – e a hipótese de que terá cometido apostasia (isto é, renúncia ou abandono da crença religiosa) – tornar Neeson numa peça central é, sem dúvida, a personagem de Andrew Garfield a que mais nos faz entrar numa história dentro da história, e refletir sobre questões de fé quando a sua própria fé é posta à prova.

Silêncio - Créditos da foto: Kerry Brown

Silêncio – Créditos da foto: Kerry Brown

Numa espécie de “documentário” romanceado, Scorsese aborda uma questão histórica: nas terras nipónicas, sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos vão testemunhar a perseguição dos japoneses cristãos, pelo seu próprio governo.

Desde o momento em que Scorsese leu o livro, decidiu que teria de fazer um filme sobre ele… e já o tinha lido há 28 anos. O romance de Shusaku Endo é considerado um dos melhores do século XX (foi publicado em 1966) e foi um best-seller no Japão, onde vendeu mais de 800 mil cópias. Em 1969 foi traduzido para inglês.

Silêncio - Direitos Reservados

Silêncio – Direitos Reservados

As filmagens começaram a 31 de janeiro de 2015 e passaram por Taipei, à volta da zona montanhosa de Jinguashi e Tsenguanliaw, onde construíram as aldeias de devotos cristãos japoneses.

Muitos acreditam que este filme “Silêncio” seja o finalizar de uma trilogia de Scorsese dedicada à religão: com “A Última Tentação de Cristo” (1988) e “Kundun” (1997) .

Título Original: Silence
Realizador: Martin Scorsese
Elenco: Adam Driver, Liam Neeson, Andrew Garfield
Padre Sebastião Rodrigues – Andrew Garfield
Padre Drancisco Garrpe – Adam Driver
Cristóvão Ferreira – Liam Neeson

Silêncio - Direitos Reservados

Silêncio – Direitos Reservados

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo