Durante a nossa visita a Nepi, enquanto seguíamos o caminho da Via Amerina, fomos visitar as catacumbas de Santa Savinilla. Este complexo subterrâneo está localizado ao lado do atual cemitério e, para se visitar as catacumbas, a entrada é feita pela Igreja de San Tolomeo alle Sante Grotte.
O edifício foi reconstruído no século XVII e a igreja tem três naves com dois altares laterais. Um deles chegou a acolher a imagem da Virgem do “Buon Consilio”, agora preservada no Museu Cívico de Nepi. Tem duas portas, uma de entrada e outra de saída das catacumbas, acompanhadas por duas estátuas, em tamanho natural, com representações dos padroeiros da cidade: Tolomeo e Romano.
As catacumbas são compostas por longos túneis escavados, com três galerias principais e algumas ramificações. É considerado um dos maiores e mais importantes complexos funerários da Itália central, devido à sua monumentalidade.
Ao longo de várias paredes foram empilhadas sepulturas pertencentes a vários tipos, desde o chão até ao teto. Tem ainda uma galeria com frescos realizados, supõe-se, à volta do século XIII: numa das quais está bem visível a pintura de Cristo.
Em 1540, devido aos trabalhos da construção das defesas da nova cidade, deram ordens para demolir todos os edifícios em seu redor. Foi então que os corpos de mártires católicos foram encontrados nestas catacumbas – sendo que o local foi visitado pelo Papa Paulo III – e foram mantidas estas relíquias sagradas.
Veja mais de Nepi neste vídeo:
INFORMAÇÕES
Catacumbas de Santa Savinilla, Nepi
Horário: de terça a sexta-feira, 11h00-13h00 e 16h00-18h00; sábado e domingo, 10h00-13h00 e 15h00-18h00
Para visitas guiadas contacte o Museu Arqueológico Cívico (Via Falisca, 31, Nepi). Telefone: 0761570604