Desde o final do mês de setembro de 2016, existe uma nova forma de fazer a ligação entre as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia… de barco.
A empresa The Fladgate Partnership – proprietária das casas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn – lançou o serviço de táxi fluvial turístico, com o nome de Rabelas, que ligam a Ribeira do Porto com a zona das caves de vinho do Porto.
As Rabelas são os barcos que vão assegurar a ligação das duas margens do Douro e foram inspirados no desenho do tradicional e pitoresco barco Rabelo. São duas as Rabelas que vão fazer a travessia diária, de ida e volta, com partidas de 15 em 15 minutos – cada viagem demora 3 minutos.
Cada embarcação tem capacidade para 28 passageiros e o serviço vai estar disponível entre as 9h00 e as 20h00. Cada viagem tem o custo de 3€.
“O trânsito fluvial é uma oferta muito importante que vai beneficiar a cidade, pois neste momento há apenas uma ligação entre as duas margens do Douro, que é a do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, e entendemos que não ser suficiente”, explica Adrian Bridge, diretor geral da The Fladgate Parnership. “As rabelas vão permitir que os turistas atravessem o Douro de uma maneira mais rápida, segura, cómoda e agradável”, acrescenta.
Além das casas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn, a Fladgate Partnership tem também investimentos como os hoteis de luxo The Yeatman e Infante Sagres no Porto e o Vintage House Hotel, no Pinhão.