Orvieto-Umbria © HirisFlower Pixabay Orvieto-Umbria © HirisFlower Pixabay
Publicado em Setembro 21, 2016

Próxima viagem: Umbria, Itália – Italian Wonder Ways

Europa/ Itália

O Viaje Comigo foi convidado para participar no novo programa turístico Italian Wonder Ways, onde vão participar jornalistas, bloggers e influenciadores de redes sociais, de cinco continentes, para fazerem, como peregrinos, cinco caminhos pelo centro de Itália, em diferentes regiões. Somos o único site português convidado por este turismo oficial da região de Umbria.

O Projeto “5 by 5” é, assim, lançado para que os viajantes possam escolher um percurso que queiram conhecer e ponham de imediato os pés ao caminho (mas também pode ser feito por bicicleta). Uma semana, 100 participantes, 412 Km em quatro regiões.

Para o Jubileu Extraordinário e o Ano dos Caminhos dos Peregrinos, o Francesco’s Ways Consortium, em colaboração com as regiões de Umbria, Lazio, Toscana e Marche, e com o apoio da Opera Romana Pellegrinaggi e o patrocínio de MIBACT (Ministério italiano da cultura e Património e Actividades e Turismo), está a organizar a primeira excursão da imprensa (de 22 a 28 de setembro) dedicado ao produto turístico de “Caminhos Peregrinos” e “Estradas”, chamado de “5by5”.

Com o meu grupo, eu vou fazer a Via Amerina, começando em Assisi e terminando em Roma. Pelo caminho vamos ficar a conhecer as comunidades, a natureza, a gastronomia e monumentos – e muitas outras curiosidades. Vamos também fazer cerca de 14 Km por dia a pé… o que significa que vai ser um grande desafio, mas há percursos que têm maiores distâncias.

Existem ainda estes outros caminhos que vão ser feitos pelos outros participantes:

– Cammino Francescano della Marca / Via Lauretana (de Loreto a Assisi)
– Via di San Francesco (de La Verna a Assisi)
– Via Francigena del Nord (Norte) (de Lucca a Roma) e Via Francigena del Sud (Sul) (de Formia a Roma)
– Cammino di Benedetto (de Norcia a Cassino)

O meu programa na Via Amerina vai passar por:
– Assisi
– Avignamo Umbro
– Castel dell’Aquila
– Amelia
– Orte
– Gallese
– Cochiano
– Civita Castellana
– Morticelli
– Nepi-Campagnano
– La Storta
– Insugherata Natural Reserve
– Roma

No final, todos os participantes (de todos os caminhos) se reúnem em Roma. Os últimos passos são dados em grupo até à Praça de S. Pedro, no Vaticano, onde vamos ter uma audiência Papal.

Podem ver aqui os perfis dos 100 participantes.

Acompanhem a minha aventura nas redes sociais do Viaje Comigo nos próximos dias!

Italian Wonder Ways DR

Mapa dos percursos – Italian Wonder Ways DR

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo