Cena 06 - Bairros-Amolador - DR Cena 06 - Bairros-Amolador - DR
Publicado em Julho 30, 2016

5 a 14 de agosto: espetáculo multimédia regressa ao Terreiro do Paço

Eventos

De 5 a 14 de agosto, o Terreiro do Paço acolhe a apresentação multimédia “As Caras de Lisboa”. Este é um espetáculo gratuito de video mapping, mostrando algumas das histórias, personagens, locais e momentos da cidade de Lisboa.

Com três sessões diárias, de 15 minutos cada, agendadas para as 21h45, 22h30 e 23h15, “As Caras de Lisboa”, vai contar a história da cidade através de várias personagens, cada uma revelando locais, momentos que a compõem e lhe dão mística.

Cena 02 - Cardume - DR

Cena 02 – Cardume – DR

O espetáculo:

“Através de personagens históricas mas intemporais – como a varina, o mestre calceteiro ou o amolador – mostram-se os rostos e os bairros de Lisboa, acontecimentos passados e contemporâneos, a sua evolução e transformação.

A projeção, que será acompanhada por música, abrange toda a extensão da fachada onde se situa o Arco da Rua Augusta, com histórias paralelas que se vão cruzando.

O início remete para o fantástico: com o mar a engolir o Terreiro do Paço, com a Ala Norte transformada em coral, à imagem da Atlântida submersa.

Neste início poderoso e fantástico, o espetador é levado a nadar com os peixes entre os corais até ao momento em que chegam ao cesto de vime da varina que apregoa na praça e no mercado.

Daqui a viagem prossegue por um bairro de Lisboa, com as suas casas de variadas cores, assistimos ao seu despertar perante a chegada do amolador na sua velha bicicleta.

De histórias paralelas saltamos para os trabalhos na calçada, onde mestres calceteiros ganham vida e ligam, não só os passeios de Lisboa, como também as suas gentes.

Linhas de carris aparecem agora em destaque, abrindo caminhos de um lado ao outro de uma rua e onde elétricos enchem a fachada e dando origem a um cabo de aço, onde imagens da construção da Ponte 25 de Abril, que este ano comemora o seu 50º aniversário, aparecem em destaque.

Mais além, a sua projeção no futuro onde as caras de Lisboa e suas profissões fazem a ponte – desde lavadeiras, ardinas, calceteiros, até às modernas tecnologias adaptadas aos transportes públicos, como o metro, ou através das telecomunicações – somos levados desde elementos do passado até às novas tecnologias e empreendedorismo do presente, em múltiplas caras com que Lisboa nos brinda”.

Cena 01 - Ruina - DR

Cena 01 – Ruina – DR

“As Caras de Lisboa” é uma produção da Bridge com criação da Grandpas’s Lab e uma iniciativa conjunta da Associação Turismo de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa e EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

INFORMAÇÕES
Espetáculo Multimédia no Terreiro do Paço
“As Caras de Lisboa”

De 5 a 14 de agosto de 2016, às 21h45, 22h30 e 23h15
Dia 7 de agosto, sessões apenas às 22h30 e às 23h15
Sessões de entrada livre, com duração de 15 minutos

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo