Publicado em Fevereiro 13, 2016

Festival das Sopas e Encontro de Ranchos 2016, Sernancelhe

Eventos [ Sernancelhe ]

Em Sernancelhe, de 19 a 21 de fevereiro, o Expo Salão vai receber a terceira edição do Festival das Sopas e Encontro de Ranchos. Um evento que pretende revitalizar a sopa e marcar a sua reentrada na ementa dos portugueses.

O Festival das Sopas aposta nos saberes e nos sabores de antigamente, recupera as receitas e as técnicas de confeção diferenciadoras das aldeias do concelho e associa-lhes os produtos da terra, na sua maioria biológicos e colhidos nas hortas e quintais ao redor dos núcleos das freguesias.

A caminho da terceira edição, têm sido inventariadas receitas tradicionais para garantir a sua perpetuação, processo determinante para que o concelho disponha, dentro de alguns anos, de perto de uma centena de sopas que explicam o seu passado.

Está igualmente associada ao certame uma vertente cénica e musical, de base tradicional, com grupos folclóricos e um encontro com uma dezena de ranchos do Norte e Centro de Portugal.

Durante três dias, o Festival das Sopas vai ter uma dezena e meia de sopas em prova, vai contar com uma exposição etnográfica das artes e dos ofícios de antigamente, onde não vão falta as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas típicos dos meios rurais.

INFORMAÇÕES
Datas: 19, 20 e 21 de fevereiro 2016
Entrada livre

Festival de Sopas e Encontro de Ranchos em Sernancelhe

Festival de Sopas e Encontro de Ranchos em Sernancelhe

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo