Se há cidade que vive o espírito natalício… é Nova Iorque! As ruas estão enfeitadas, a árvore de Natal gigante do Rockefeller iluminada, as músicas natalícias entoam em todo o lado e há Pais Natais em todos os grandes armazéns, prontos a fazerem o sonho continuar… pelo menos para as crianças!
Os armazéns enfeitam as montras tal como manda a tradição natalícia: com autênticos cenários, com imitação de neve, pistas de comboios, o Quebra-Nozes, e árvores enfeitadas de forma tradicional. Alguns recriam um autêntico teatro relacionado com histórias e contos da época.
– Veja aqui o Guia Completo de Nova Iorque –
O QUE FAZER NO NATAL EM NOVA IORQUE
O Natal é uma época especial em Nova Iorque, mas também a altura mais movimentada (e mais cara em termos de alojamento e voos). Por isso, os entretenimentos são mais concorridos. Sabemos que há locais a que tem obrigatoriamente de ir mas… escolha a melhor altura. Aqui ficam as nossas dicas:
– Nova Iorque tem várias pistas de patinagem: os locais costumam ir à do Wollman Rink em Central Park.
– Não vá patinar no Rockefeller! É onde todos os turistas vão e é mais caro – além de estar na fila algum tempo.
No entanto, DEVE ir à praça do Rockefeller para ver a grande árvore. É iluminada todos os anos desde 1931 e, agora, com mais de 45,000 lâmpadas LED.
– Desde o início de novembro até ao final das festas, pode ir até ao mercado de Natal de Bryant Park, com mais de 120 vendedores de produtos artesanais. Tem também aqui um rinque de patinagem que é gratuito.
– Vá visitar a loja de brinquedos FAO Schwarz e saltite (como o Tom Hanks) no teclado de piano no chão, se conseguir.
– Não vá a esta loja aos fins de semana! Tem filas que dão a volta ao quarteirão! Melhor hora: manhã cedo no abrir da loja e aos dias da semana. Também tem a Toys’R’Us de Times Square para visitar.
– Vá visitar a “Santaland” (Terra do Pai Natal) no edifício do Macy’s que é também a casa do Pai Natal!
– Evite ir aos fins de semana ou a meio do dia… em qualquer dia. De manhã, a abrir, ou então pouco antes de fechar a loja são as melhores alturas para colocar a miudagem no colo do Pai Natal.
– Vá ver Rockettes no seu brilhante espetáculo no Radio City Christmas Spectacular – fazem-no há mais de 80 anos!
– Vá assistir a um show natalício. St John the Divine’s Winter Solstice tem uma série de concertos, assim como o Radio City Music Hall tem o Christmas Spectacular, com dezenas de pais Natais dançarinos.
– Atente nas montras. As boutiques e os armazéns têm todos montras inspiradas no Natal.
– Não se fique pela Baixa – Downtown. Midtown também tem os seus atrativos: caminhe da Fifth Avenue, desde o Saks até à 49th St, passando pelo FAO Schwarz até à 58th, e não perca lojas como Lord & Taylor (5th Ave e 38th St), Macy’s (34th St e Broadway) e Barneys New York (Madison Ave e 62nd St).
Sabia que há um tour pelas luzes de Natal em Nova Iorque? Passam por variadas atrações da cidade como a Grand Central Terminal, Times Square, 5th Avenue, Central Park e a árvore do Rockefeller Center – outros locais, por onde passa o tour, são o Radio City Music Hall, Trump Tower, Macy’s e Catedral de St. Patrick’s.
Leia aqui o que pode fazer grátis em Nova Iorque.
– Passeio de carruagem no Central Park:
Dizem ser uma das coisas mais turísticas, principalmente na altura do Natal – o Viaje Comigo nunca experimentou, mas está na lista da próxima visita a Nova Iorque, até porque Central Park é muito grande e assim consegue uma boa visita sem se cansar tanto.
Compras
Veja também a nossa lista de locais para compras em Nova Iorque.
Depois do Dia de Ação de Graças as lojas ficam com promoções o que torna ainda mais tentadora a ideia de fazer as compras de Natal em Nova Iorque.
Quer dicas do que fazer com as crianças em Nova Iorque? Leia aqui.