Google Maps © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 22, 2015

6 aplicações da Google que deve usar nas suas viagens

Notícias/ Preparar a viagem

O Viaje Comigo foi a Roma com a Google e trouxe muitas dicas de aplicações que são mesmo imprescindíveis para viajantes. Para garantir que não se vai perder nas ruas, ou na língua, do país que visita, basta descarregar estas aplicações no seu telefone.

1. Google Maps

Esqueça os mapas de papel!
Com o Google Maps pode pesquisar (por voz ou escrevendo) quer esteja a pé, de carro ou queira andar de transportes públicos. Também pode receber instruções de navegação GPS em alta voz no telefone.

Mas há mais: para saber mais sobre o local onde está – situação do trânsito, as estações de transportes públicos, ciclovias (em alguns países) e imagens de satélite – clique no menu na barra de pesquisa no Maps (as três linhas acima).

Se quiser pesquisar sítios específicos, clique no cartão de informação do local em “Mapas”, e deslize-o para baixo para ver fotos dos locais e informações.

Enquanto estiver a viajar, clique na barra de pesquisa para encontrar um café, bar ou restaurante em seu redor – e o Google Maps leva-o diretamente a esse mesmo local.

Ainda que o Google Maps necessite de internet para funcionar, pode fazer o plano de viagem num local com wifi, por exemplo, e guardar os mapas no telefone (com uma captura de ecrã = printscreen).

Outra coisa muito útil: o Histórico!
Mesmo que não tenha clicando para marcar os pontos importantes do seu passeio, o Histórico vai recordar os seus passos. Ou seja, já não se lembra onde estava uma loja com uma montra cativante ou uma pastelaria com bolos ótimos? Não faz mal. O Google Maps guarda toda a informação (só você pode ter acesso a essa info) no Histórico. Basta saber em que dia foi e deslize através da timeline até esse dia para recordar os seus passos.

À medida que for passeando pode deixar também a sua classificação nos locais que visita.
Num restaurante, por exemplo, clique no número de estrelas que acha que o espaço e serviço merecem. Comente se assim o pretender e clique em Publicar. Trata-se de uma forma de partilhar a experiência e ajudar outras pessoas. Ou então, leia no Viaje Comigo 😀

Google Tradutor

Google Tradutor

Google Maps © Viaje Comigo

Google Maps © Viaje Comigo

2. Google Tradutor

O Google Tradutor é o melhor amigo de um viajante.
Pode escrever e pedir para traduzir ou então falar diretamente para o microfone – o Tradutor tem mais de 90 línguas.

Parece magia! O quê? A tradução visual do Translate. Pode, instantaneamente, traduzir um texto escrito para a língua que pretender. Viu um sinal, na estrada, que não percebeu? Ou não entende o que está escrito numa ementa? Basta apontar o telefone com o Tradutor para lá e esperar que faça a conversão linguística.

O Google Translate também funciona offline e permite gravar traduções nos equipamentos. Descarregue o pacote da língua que vai precisar antes de sair de casa e grave-o para estar sempre a postos enquanto estiver em viagem.

Google Tradutor de ementa © Viaje Comigo

Google Tradutor de ementa © Viaje Comigo

3. Aplicação Google

A própria app Google, depois de instalada no seu telefone, é boa para gerir os planos de viagem, como se se tratasse de um assistente pessoal. Assimila a informação dos horários dos seus voos e diz-lhe a que horas deve sair do hotel para estar a tempo no aeroporto, e ainda qual a porta de embarque. Útil, não é?

A mesma App também lhe diz a meteorologia do seu destino e o seu cartão de embarque até poderá acabar por aparecer no seu telefone – para que não perca tempo a fazer o check-in nos respetivos terminais, bastando apenas dirigir-se para a porta de embarque.

Quando em viagem, a aplicação Google mostra-lhe a hora do país onde mora – um cartão para conversão de moeda e ainda um útil cartão com algumas expressões locais.

Google Maps © Viaje Comigo

Google Maps © Viaje Comigo

4. Google Play Music

Para se entreter durante o seu voo! No Google Play Music escolha as suas músicas preferidas para lhe fazerem companhia durante a viagem, seja ela longa ou curta.

Pode carregar até 50.000 músicas que já possua (por exemplo adquiridas no iTunes ou Amazon MP3) para a sua conta no Google Play Music. Estas músicas serão combinadas com os mais de 30 milhões de músicas já disponíveis na app Google Play Music a que poderá aceder gratuitamente durante os primeiros três meses.

Informações na Aplicação da Google

Informações na Aplicação da Google

5. Pesquisa por Voz

Fale com o seu telefone. basta clicar no microfone da barra de pesquisa do Google para aceder a qqualquer tipo de informação. Para já, a Google apostou em perguntas e respostas feitas em inglês e a App responde melhor a questões em Português do Brasil. “Vou precisar de guarda-chuva amanhã em Londres?” ou “Em que ano foi construído o Coliseu de Roma?”. Pergunte e ele responde.

6. Google Fotos

O Google Fotos guarda todas as suas fotos e vídeos (armazenamento ilimitado e mesmo que perca o telefone, terá sempre acesso às fotos do telefone), além de que facilita a gravação, a gestão e a partilha das fotos e vídeos – e inclui funcionalidades que ajudam a criar automaticamente um álbum.

Tem ferramentas de edição e filtros da aplicação Google Fotos; cria automaticamente uma história da sua viagem: é criado um álbum com as suas melhores fotos e vídeos, os locais visitados e com uma narrativa cronológica.

Se quiser recordar a viagem daqui a uns dias ou semanas, pode encontrar facilmente as fotos. Basta dizer: “Ok google, mostra-me as minhas fotos de (dizer o nome do local visitado)” e todas as fotos que tirou e guardou na nuvem durante a sua viagem vão aparecer.

Pergunte e o Google responde © Viaje Comigo

Pergunte e o Google responde © Viaje Comigo

Pergunte e o Google responde © Viaje Comigo

Pergunte e o Google responde © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo