Escola de Muay Thai, Banguecoque © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 28, 2015

Escola de Muay Thai em Banguecoque

Ásia/ Tailândia [ Banguecoque ]

Muay Thai é uma espécie de boxe tailandês, misturado com arte marcial, já que combina o uso de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés. É desporto nacional na Tailândia.

A minha história com o Muay Thai resume-se a isto: encontrar, numa rua sem saída em Banguecoque, um professor de Muay Thai que tinha treinado um atleta português. E este acaso mudou a minha tarde de visita à capital tailandesa.

Quando estive em Banguecoque, ao explorar ruas perto do local onde fiquei alojada, vejo um letreiro que diz “Sort cut to Kao San Road”. Decidi aproveitar este atalho para ir ter à que é (muito provavelmente) a rua mais movimentada da capital tailandesa.

Short Cut to Khao San Road © Viaje Comigo

Short Cut to Khao San Road – Escola fica nesta rua © Viaje Comigo

Escola de Muay Thai, Banguecoque © Viaje Comigo

Escola de Muay Thai, Banguecoque © Viaje Comigo

Ao chegar ao fundo da rua, as indicações mandam subir umas escadas, entrar num primeiro andar (onde está uma agência de viagens), descer para um café e a uns metros está a prometida Khao San Road. Mas, antes dessas escadas, está uma escola de Muay Thai.

Sentei-me num banco de madeira a olhar o ringue. Vi os horários e dizia “Treinos às 15h00”. Faltavam 5 minutos e decidi esperar para assistir. Entretanto, aparece um senhor corpulento a quem pergunto se posso mesmo ficar a assistir.

É treinador e usa uma tshirt um lema: “Go hard or go home”. Tem um ar forte e duro, mas mal começa a falar comigo revela-se uma simpatia. Quando soube que era portuguesa disse-me logo que tinha sido treinador de um atleta português: Paulo Balicha. Mostra-me fotografias, mostra-me as notícias do sucesso do luso-descendente (a viver na Suíça) e diz que posso ficar e fotografar as aulas.

Português Paulo Balicha que luta Muay Thai © Viaje Comigo

Português Paulo Balicha que luta Muay Thai © Viaje Comigo

Depois disso, contou-me inda o trabalho que ali fazia. Para tirar os jovens das ruas, ensinava Muay Thai. É uma maneira de estar em forma e ainda de entreter os mais novos. Chamou uma criança – não tinha mais do que 5 anos – para cima do ringue e começou a treinar com ele só para me mostrar.

“Vêm aqui muitos turistas que ficam em Banguecoque. Isto não é só uma luta para se saber defender, etc. É uma forma de ficar em forma e de desporto. Uma atividade física como qualquer outra”.

Mesmo com 35 graus e sem ar condicionado, começam as aulas. Dois turistas saltam à corda como um aquecimento para a aula. Só de os ver ficava cheia de calor 😀
Depois calçam as luvas e começam o treino com o professor. Quem quiser pode assistir no banco, como eu fiz. Ou então inscrever-se numa ou mais aulas. Estavam lá também raparigas a treinar.

Susana Ribeiro do Viaje Comigo© na Escola Muay Thai

Susana Ribeiro do Viaje Comigo© na Escola Muay Thai

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo