Castelo de Penela - Direitos Reservados
Publicado em Agosto 10, 2015

Castelo de Penela

Centro/ Portugal [ Penela ]

Na Região Centro de Portugal, no distrito de Coimbra, está o Castelo de Penela, que começou a ser construído no século XI, mas a parte que hoje se vê é já dos séculos XIV e XV. O castelo é Monumento Nacional desde 1910.

A elevação, num monte, fez desde sempre que fosse um sítio muito ocupado militarmente. Esta fortaleza aproveita o escarpado natural e a vista panorâmica, que sempre foi requisitada para proteger a povoação.

A muralha tem locais que atinge entre os 7 e os 19 metros. A cerca muralhada conta com duas portas: a Porta da Vila ou do Cruzeiro (século XV) e a Porta da Traição ou dos Campos – porque dava acesso aos campos.

Das doze torres conhecidas até ao século XVIII, ainda algumas permanecem nos dias de hoje. A Torre de Menagem, de 1300, já não existe, devido ao terramoto de 1755 que causou a sua queda – era a Torre do Relógio.

Muitas das reconstruções do castelo foram feitas dos séculos XI até ao XVI por ordem de vários reis como D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Dinis e D. Fernando.

No interior do castelo, encontra a Igreja de São Miguel – é a Igreja matriz de Penela – anterior ao século XII, já que a mais antiga referência é o foral de 1137.

A Igreja foi reedificada em 1420 e a reforma da segunda metade do século XVI dá-lhe uma traça simples, da renascença coimbrã. A capela-mor tem talha em estilo barroco, dos séculos XVII e XVIII. No altar: a imagem da Senhora com o Menino, de autoria do mestre João de Ruão, realizada em meados de 1530.

Mapa do Castelo de Penela

Mapa do Castelo de Penela

Legenda da Planta Geral
1. Portão Principal (Brecha das Desaparecidas)
2. Porta da Vila
3. Porta da Traição
4. Castelejo (Torre de Menagem)
5. Igreja de S. Miguel
6. Espaço Museulógico – Arte Sacra
7. Anfiteatro
8. Quintal das Lapas

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo