Os produtores Adraga – Exportações Vitivinícolas, Lda e Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas, S.A. foram dos grandes vencedores do Concurso de Vinhos de Lisboa, cada um premiado com um total de 4 medalhas, 1 de ouro e 3 de prata.
Os resultados do concurso, ao qual concorreram 133 vinhos, foram ontem apresentados, no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em Lisboa, pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).
No total, foram 37 vinhos premiados, pertencentes a 20 produtores da região.
Ao todo foram entregues 11 medalhas de ouro, a 4 vinhos brancos, 1 rosado, 4 tintos e 2 aguardentes e 26 medalhas de prata, a 6 vinhos brancos, 1 rosado, 17 tintos e 2 espumantes.
O júri da prova foi composto por 13 pessoas, provenientes de várias regiões do país, naquele que é um concurso oficial do Instituto da Vinha e do Vinho.
Medalhas de ouro:
– Adega Cooperativa da Carvoeira, com 3 distinções;
– Quinta do Gradil, com 2 distinções;
Uma distinção:
– Adega Cooperativa da Vermelha
– Adega Cooperativa da Lourinhã
– Sociedade Agrícola Quinta do Rol
De salientar que os “Vinhos de Lisboa” exportam cerca de 75% do que produzem, sendo que os principais mercados são: Angola, países Nórdicos, China, Brasil, EUA e Rússia.
A Região Vitivinícola de Lisboa inclui as seguintes Denominações de Origem: Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.