Sé de Viseu © Viaje Comigo
Publicado em Julho 21, 2014

Visitar Viseu, Portugal

Portugal [ Viseu ]

No centro de Portugal, Viseu é um dos ducados mais antigos do país e foi a casa do Infante D. Henrique. Na sua história falam-se dos míticos combates do lendário Viriato, um guerreiro que protegeu Viseu dos invasores romanos, de forma heróica.

Em Viseu, passeie pelo parque Aquilino Ribeiro, um local para relaxar e para crianças poderem brincar à vontade. Aqui ao lado está a Igreja dos Terceiros de São Francisco, onde uma enorme escadaria o leva a conhecer este edifício com muita história e onde pode ser admirada a talha dourada do altar-mor.

Viseu © Viaje Comigo

Viseu © Viaje Comigo

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

A vida da cidade de Viseu é sentida no Rossio, uma importante praça, com esplanadas sob a sombra de enormes árvores. É um local perfeito para os dias de muito calor e é também aqui que acontecem muitos eventos durante o resto do ano – no Natal tem muitas barraquinhas.

A primeira referência ao Rossio é de 1534 e é aqui que está a Câmara Municipal e um bonito painel de azulejos que representa a vida campestre, importante atividade local. O comboio turístico passa por aqui e vai mostrar todo o centro da cidade, sem o visitante ter que caminhar muito.

Igreja dos Terceiros de São Francisco, Viseu © Viaje Comigo

Igreja dos Terceiros de São Francisco, Viseu © Viaje Comigo

Também para lhe poupar as pernas existe o funicular que liga a Rua Ponte de Pau, à Cava, ao topo da Calçada de Viriato, junto à Casa do Adro.

No centro histórico, além das lojas de comércio tradicional, encontra muitos restaurantes, confeitarias, artesanato e animados bares. Ao passear no centro, com ruas pedonais e pitorescas, passe junto da muralha afonsina. Junto ao Palácio dos Melos, onde se diz que viveu o Infante D. Henrique, está a Porta do Soar de Cima, de 1472.

Porta do Soar de Cima, Muralha de Viseu © Viaje Comigo

Porta do Soar de Cima, Muralha de Viseu © Viaje Comigo

Existe também a Porta dos Cavaleiros que faz parte do cerco muralhado defensivo, que D. João I mandou construir durante a crise de 1383-1385 (ataques do exército de Castela, que saquearam a cidade no século XIV).

Em redor da praça D. Duarte está muito do comércio tradicional da cidade. Nesta praça está a estátua de El-Rei D. Duarte, rei de Portugal que nasceu em Viseu, em 1391. Existe ainda a chamada Janela de D. Duarte, de estilo manuelino, de onde se diz que o rei falava para o povo.

Estátua do rei Dom Duarte, em Viseu © Viaje Comigo

Estátua do rei Dom Duarte, em Viseu © Viaje Comigo

De 15 de agosto a 21 de setembro visite a centenária Feira de São Mateus, em Viseu. Realiza-se desde 1394 e mostra as atividades locais: agricultura, cultura, desporto, gastronomia, animação, etc. Realizada desde o século XIV, a Feira de São Mateus foi uma oferenda do Rei D. João I à cidade, por considerar que esta foi a única que o apoiou durante a crise de 1383-1385.

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

VISITAR EM VISEU

Cava de Viriato
É Monumento Nacional desde 1910. Terá estado aqui um acampamento romano ou árabe, que está agora rodeado de árvores centenárias. Dizem ser o mais antigo monumento de Viseu, esta fortificação que protegia a localidade. É aqui que está a estátua de Viriato, que representa o grande guerreiro lusitano.

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Sé Catedral (de Santa Maria de Viseu)
Erigida no século VI, com a criação da Diocese, a atual Sé nasceu em cima de muralhas romanas e foi tendo acrescentos nos séculos XIII, XIV e XVI. Tem arquitetura gótica e apresenta, no exterior, as imagens de S. Marcos, S. Lucas, S. João, S. Mateus, o padroeiro S. Teotónio e Nossa Senhora da Assunção. É famosa pela sua capela-mor gótica e no teto, atente às “abóbadas de nós”. No largo, em frente à Sé, está o pelourinho. A Sé está aberta todos os dias a visitas.

Museu Grão Vasco
Sabia que é um dos mais importantes museus de pintura Renascentista em Portugal? Tem o nome de um artista português do século XV e alberga coleções de porcelana oriental, escultura, mobiliário, faiança e ourivesaria. O edifício foi requalificado com projeto da autoria do arquiteto Souto Moura. Entrada: 4€ (encerra à segunda-feira e feriados)

Igreja da Misericórdia
Tem fachada em estilo rococó e fica mesmo em frente à Sé Catedral de Viseu.

Museu da Misericórdia
Estão guardadas e exibidas algumas peças, na ala norte da Igreja da Misericórdia, com bens que ilustram os quase cinco séculos de vida desta irmandade.

Igreja da Misericórdia, Viseu © Viaje Comigo

Igreja da Misericórdia, Viseu © Viaje Comigo

Tesouro de Arte Sacra
Fica dentro da Sé Catedral e mostra coleções de imagens, paramentos, livros, ourivesaria e mobiliário ligados à arte sacra. Destaque para dois cofres-relicários do século XIII, em cobre esmaltado, da Escola de Limoges, e o busto-relicário de Santa Úrsula e o relicário de prato que acolhe uma relíquia de S. Teotónio. Entrada: 2,50€ (encerra à segunda, feriados religiosos e fins de semana)

Museu Almeida Moreira
Expõe porcelanas das Índias, pinturas naturalistas dos séculos XIX e XX e peças de prata. Entrada: grátis (encerra à segunda-feira).

Casa da Ribeira
Centro de artesanato, na avenida Emídio Navarro. Entrada: grátis. Encerra ao domingo.

Panorâmica do Parque Aquático de Viseu - a 2 minutos de carro do hotel Príncipe Perfeito

Panorâmica do Parque Aquático de Viseu – a 2 minutos de carro do hotel Príncipe Perfeito

DIVERSÂO

Complexo Desportivo Príncipe Perfeito
O Complexo Desportivo Príncipe Perfeito, tal como indica o nome, está ligado do Hotel Príncipe Perfeito, mas os hóspedes do Montebelo Viseu Hotel & Spa e do Hotel Palácio dos Melos também podem usufruir deste espaço com descontos e ofertas.

No Complexo Desportivo Príncipe Perfeito tem um parque aquático – que funciona durante o verão-, um pavilhão desportivo, courts de ténis e piscina interior; e o Radical Park, espaço aventura, com paintball, tiro ao arco, BTT, escalada, circuito de pontes, slide e outras atividades, como provas de orientação.

Ecopista de Viseu
Tem início junto à avenida Europa, com sete quilómetros de passeios para caminhar ou andar de bicicleta.

Pista de Gelo do Palácio do Gelo, em Viseu © Viaje Comigo

Pista de Gelo do Palácio do Gelo, em Viseu © Viaje Comigo

PALÁCIO DO GELO SHOPPING

Além das salas de cinema, e do Bar do Gelo, o centro comercial Palácio do Gelo tem bowling, pista de patinagem no gelo, e outras diversões. Na área da restauração (com muita variedade de restaurantes) tem um terraço com vista panorâmica, que se estende até à Serra da Estrela. Tem ainda o espaço ForLife com uma piscina olímpica, campo de squash, ginásio e Spa.

Teatro Viriato
Os maiores espetáculos da cidade passam no Teatro Viriato – agenda.

MONTEBELO GOLFE
Em Farminhão está o campo de golfe, com vista para as serras do Caramulo e da Estrela, que tem também serviço de restaurante nos dias de torneio – com buffet de terça a domingo, e serviço para grupos (mínimo de 30 adultos) com reserva antecipada. Reservas: +351 232 856 464

Panorâmica do Bar do Gelo

Panorâmica do Bar do Gelo

NOITE

BAR DO GELO DE VISEU
No verão, o Bar do Gelo tem horário mais alargado. É um sítio único em Portugal. Leia sobre o Bar do Gelo de Viseu no Viaje Comigo.

ICE CLUB
Discoteca com duas pistas que funciona, com festas temáticas, à quarta-feira, sexta-feira e sábado. Programação do Ice Club.

Polvo no Restaurante Forno da Mimi

Polvo no Restaurante Forno da Mimi

ONDE COMER

A gastronomia local é muito rica e existem vários restaurantes em Viseu que fazem prova disso. É o caso do restaurante o Forno da Mimi que aconselhámos, pelo ambiente tradicional e pela (boa) comida. Também no centro comercial Palácio do Gelo tem vários restaurantes incluindo o rodízio, o leitão assado e a cervejaria Antártida com mariscos, bifes e francesinhas.

Bife com molho de cogumelos no Antártida

Bife com molho de cogumelos no Antártida

ONDE DORMIR

Se está com dificuldades em encontrar o alojamento perfeito em Viseu, o Viaje Comigo dá-lhe algumas sugestões.

Montebelo Viseu Hotel & Spa

Montebelo Viseu Hotel & Spa

Sé de Viseu © Viaje Comigo

Sé de Viseu © Viaje Comigo

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Claustros da Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Claustros da Sé Catedral de Viseu © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo