O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) pode ajudá-lo em momentos inesperados, de doença, quando está de viagem pela Europa. Obtê-lo é muito fácil (grátis) e pode poupar o viajante a algumas chatices. Já basta ter ficado doente em viagem, certo?
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) assegura a prestação de cuidados de saúde, para quem está de viagem, a beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) é um cartão de modelo único, gratuito e serve para simplificar a identificação do titular e da instituição que financeiramente vai ser responsável pelos custos dos cuidados de saúde que possa vir a precisar.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) é utilizado para obtenção dos cuidados de saúde, que se tornem clinicamente necessários durante uma estada num dos Estados-Membros da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e na Suiça,. E é também uma forma de evitar que o segurado seja obrigado a regressar, antes do tempo, ao país de origem para receber os cuidados de saúde.
No fundo, quem ficar doente em viagem e for portador do CESD é tratado de igual forma como os beneficiários do sistema de Segurança Social do país onde se encontra. Ou seja, os cuidados podem não ser gratuitos (pode ter de pagar taxas moderadoras ou de comparticipações (não reembolsáveis).

Cartão Europeu de Seguro de Doença
Importante: O CESD não abrange as situações em que a pessoa segurada se desloca a outro Estado com o objetivo de receber tratamento médico.
Pode tratar de receber o Cartão Europeu de Seguro de Doença através da Segurança Social, do subsistema de saúde, presencialmente ou pela Internet.
O CESD é válido por três anos. Eu pedi o meu pela Internet. Sigam estes passos para fazerem o mesmo:
1. Pegue no seu BI ou Cartão do Cidadão e vá até à página da Segurança Social Direta para fazer o seu registo (se tiver leitor de cartão de cidadão fará este processo diretamente);
2. Vai receber posteriormente, na morada indicada de sua casa, uma palavra-chave para ter acesso ao serviço/pedido do cartão;
3. Quando receber a sua palavra-passe só tem de entrar na página da Segurança Social Direta e ir a “Pedidos” e solicitar o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença.
Para mais informações só tem de ir até ao Portal da Saúde.