Estátua da Liberdade
Publicado em Junho 21, 2014

Visitar a Estátua da Liberdade, Nova Iorque

Estados Unidos [ Nova Iorque ]

A Estátua da Liberdade é um dos maiores símbolos de Nova Iorque mas também dos Estados Unidos. E é um dos monumentos mais visitados na Big Apple.

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade © Viaje Comigo

O seu nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo (“The Statue of Liberty Enlightening the World”) e foi um presente que pretendia demonstrar a amizade de França, através de Napoleão III, com os Estados Unidos da América. Também representa a liberdade, claro, e democracia.

Compre aqui os seus bilhetes para as maiores atrações de Nova Iorque, sem perder tempo em filas

Veja aqui o Guia Completo de Nova Iorque

A Estátua da Liberdade foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi, com apoio de Gustavo Eiffel (sim, o mesmo da Torre Eiffel!) e foi inaugurada a 28 de outubro de 1886, na ilha da Liberdade (Liberty Island).

Ferry para a Estátua da Liberdade

Ferry para a Estátua da Liberdade © Viaje Comigo

A ideia de fazer uma estátua, para oferecer aos Estados Unidos, tinha como objetivo ser um presente, aquando dos 100 anos da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Mas a estátua só foi entregue 10 anos depois.

Foi o barco francês Isere que transportou a Estátua da Liberdade, dividida em 300 peças. Pelo caminho, o barco quase se afogou mas conseguiram chegar a Nova Iorque a 17 de junho de 1885. As peças da estátua ficaram à espera de serem montadas quase um ano.

Estátua da Liberdade, vista de Ellis Island

Estátua da Liberdade, vista de Ellis Island © Viaje Comigo

A Estátua da Liberdade tem, de altura, 92,9 metros e funcionou como farol de 1886 a 1902. Pesa cerca de 220 toneladas e foi classificada, em 1984, Património da Humanidade da UNESCO. Antes, em 1924, foi declarada Monumento Nacional.

No início, os visitantes podiam subir e ter a vista a partir do topo (na coroa) mas, nos últimos anos, com receio de atentados, tem estado mais tempo fechada do que aberta. No entanto, quem quer visitar o pedestal ou subir a estátua tem de o solicitar com antecedência – e os bilhetes esgotam rapidamente. Por isso, aconselhamos que compre o bilhete online e evite as filas

Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade © Viaje Comigo

Para visitar a estátua, e a ilha onde está colocada, tem de comprar um bilhete que inclui o transporte do ferry boat e a passagem e visita também em Ellis Island. São ambos locais que transmitem uma autêntica lição de história. Isso, mais um belo passeio no ferry boat – que parte de Battery Park – fazem com que estes dois locais sejam de visita obrigatória.

A Estátua da Liberdade era a primeira coisa avistada pelos milhares de imigrantes que chegavam a Nova Iorque. Ficavam em Ellis Island até lhes ser dada autorização para entrarem em Manhattan. Agora, em Ellis Island está o Museu da Imigração. Entre 1892 e 1954, entraram 12 milhões de imigrantes nos Estados Unidos.

Estátua da Liberdade - vista para Manhattan

Estátua da Liberdade – vista para Manhattan © Viaje Comigo

O passeio a Liberty Island e Ellis Island demora cerca de 3 horas, por isso, tem de ver bem qual o barco que vai apanhar. Se apanhar um muito tarde não vai ter tempo de ir às duas ilhas e ver tudo. E olhe que vale mesmo a pena.

Chegada a Liberty Island - Estátua da Liberdade

Chegada a Liberty Island – Estátua da Liberdade © Viaje Comigo

O preço do bilhete inclui o passeio de barco e a visita às duas ilhas com entrada no Museu da Imigração. Se a Estátua da Liberdade estiver aberta a visitantes, também o poderá fazer.

Outras estátuas da Liberdade pelo mundo:
– França: em Paris, junto do rio Sena e da ponte de Grenelle
– França: Jardins do Luxemburgo, em Paris
– Brasil: Rio de Janeiro, Bangu, Praça Miami
– Brasil: Alagoas, Museu da Imagem e Som
– Brasil: Santa Catarina, Barra Velha
– Las Vegas, hotel New York New York

Se prescindir desta visita e não quiser gastar dinheiro para andar no rio, pode fazê-lo no ferry para Staten Island, que é gratuito. O barco passa à margem da Estátua da Liberdade (um pouco longe) e dá uma vista, ao longe, de Manhattan. Basta entrar no barco e depois, em Staten Island, sair e voltar a entrar. É mesmo gratuito!

INFORMAÇÕES

Horários: 8h30-17h00 (por vezes, podem alterar de acordo com a estações do ano.
Preços: $18/adultos; $9/crianças 4-11 anos (menores de 4 anos: grátis); 14$/séniores >62

Pode comprar os bilhetes antecipadamente pela internet.

Dica: com o New York Pass, pode ter descontos para diversas atrações e ainda evitar as filas

Estátua da Liberdade_DR

Estátua da Liberdade_DR © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo