De maio a setembro a marginal do rio Cher, na cidade de Tours, no Vale do Loire, ganha uma nova vida. Chamam-se Guinguettes (também existem projetos semelhantes a este noutras cidades) e transformaram a zona perto da ponte Wilson, num local que antes ninguém frequentava. Ou melhor… era mal frequentado…

Requalificada a beira-rio do Cher, em Tours © Viaje Comigo
Há uns anos, a marginal foi requalificada. Surgiu aqui um restaurante, com barbecue, uma esplanada gigante, com petiscos e bebidas sempre a sair, e dois palcos, onde são apresentados espetáculos variados, concertos e também servem para os bailes de dança. O projeto é da associação Petit Monde que trata da programação e funcionamento do espaço ao ar livre.

Guinguettes, Tours © Viaje Comigo
Começou há uns anos, de forma simples e, de repente, tornou-se um sítio da moda! É aqui, nas Guinguettes, que toda a gente – de várias idades – quer ir e ficar a conviver. Nas mesas, vemos tábuas de madeira a servirem petiscos com as bebidas que saem do longo bar de madeira. Não há um único lugar livre nas dezenas de mesas que fazem parte da esplanada.

Guinguettes, Tours © Viaje Comigo
Estive nas Guinguettes num final de tarde, em maio de 2014. Um dia nem muito quente, nem frio e convidativo para acabar um dia de trabalho (ou de estudos – são milhares de estudantes que frequentam a Universidade de Tours) num passeio junto do rio. Quem não tem lugar nas mesas, pega nos copos (ou traz as garrafas de casa) e vai até à beira-rio, senta-se no chão e fica aí.

Guinguettes junto ao rio Cher © Viaje Comigo
Ao lado da mega esplanada das Guinguettes está um espaço pensado especialmente para as crianças, com diversões e até um bar, e esplanada, para adultos e miúdos matarem a sede.

Guinguettes, área das crianças © Viaje Comigo
Ainda junto ao rio Cher, está um barco-casa: o Moulin Blue. Esta construção foi mesmo um barco do século XIX, que transportava pessoas. Atualmente só está aqui exposto, mas pode ver, no rio, os barcos tradicionais desta região francesa.

Guinguettes, barco-casa © Viaje Comigo
Nas Guinguettes está o restaurante R, onde usam produtos frescos e regionais nos pratos. Come-se bem e não é muito caro para um sítio que está na moda. O restaurante está cheio, por isso, se tiver ideia de ir reserve mesa com antecedência.

Guinguettes, Restaurante R © Viaje Comigo

Guinguettes, restaurante de dia © Viaje Comigo
Enquanto jantávamos (às 22h00 ainda era de dia em maio! Uma maravilha!) começou um dos concertos e o ambiente ficou ainda mais festivo. Realmente deu para perceber porque toda a gente lá vai.
Há toda uma junção de fatores para o seu sucesso: ambiente jovem e divertido, boa comida e um local muito bonito, junto ao rio.

Guinguettes, Tours © Viaje Comigo
No restaurante R, a refeição: como entrada provei um paté, com compota de maçã e salada. Como prato principal um bife (costela) suculento e muito bem grelhado – no ponto! – com batatas fritas e salada. À sobremesa: pode pedir um bolo, os queijos locais ou ainda pedir um café, que vem com vários doces (ver foto abaixo).

Guinguettes, paté com compota de maçã © Viaje Comigo

Guinguettes, prato de carne © Viaje Comigo
INFORMAÇÕES
As Guinguettes, em Tours, funcionam de maio a setembro
R. Restaurant (junto à ponte Wilson), Tours
Telefone: +33 06 20 62 67 17 (reserva por SMS)

Restaurante R, café com doces

Guinguettes, sobremesa com queijo

Guinguettes, Tours © Viaje Comigo

Guinguettes em Tours © Viaje Comigo

Rio Cher e Ponte Wilson, Tours © Viaje Comigo
E podem ainda ficar com um curto vídeo que mostra o ambiente à noite na Guinguettes.

Guinguettes, restaurante de noite © Viaje Comigo