O nome mantém-se, o local é que já não é o mesmo. Durante 17 anos, o Restaurante Campo Alegre esteve na zona do Campo Alegre, no Porto, agora mudou-se para outro espaço mas a equipa, as especialidades e a qualidade mantêm-se inalteradas. Depois de quase duas décadas no mesmo edifício, Carlos Fortunato mudou o seu restaurante para Campanhã.
Com 17 anos de casa, são já muitos os clientes habituais que aprovam os sabores da equipa na cozinha de Carlos Fortunato. E com a mudança de morada nada se alterou.
Este restaurante de cozinha regional portuguesa destaca-se com pratos do Alentejo (ou não fosse o dono alentejano), e alguns pratos da cozinha angolana (a muamba de galinha é um dos mais procurados).

Restaurante Campo Alegre
Na visita ao novo espaço do restaurante Campo Alegre, arrancámos com as entradas, com as azeitonas temperadas, saladinha de bacalhau, o paté de delícias do mar condimentado (e impossível de parar comer com o pão regional) e ainda uns pimentos padrón. Para prato principal experimentámos uns (grandes) filetes de polvo, acompanhados com um saboroso arroz de polvo.

Filetes de polvo com arroz do Restaurante Campo Alegre
Para a sobremesa, o carrinho de doçuras é sempre uma tentação. Entre as especialidades está a alentejana sericaia, o bolo de mousse de chocolate, o bolo de castanha de cajú, a mousse de maracujá, a mousse de chocolate (uma das melhores que já comemos!) e também o pudim franceês e o pudim Abade de Priscos.

Pudim Abade de Priscos do Restaurante Campo Alegre
Abarcando várias gastronomias (portuguesa, alentejana e angolana), a ementa do Campo Alegre é muito alargada, por isso, colocámos aqui alguns dos muitos exemplos.
Nas sopas: caldeta de cação; caldo verde; canja de bacalhau à alentejana; gaspacho (nos meses quentes); sopa de tomate à alentejana; e creme de camarão.
Comida alenteja: canja de bacalhau; sopa de cação; gaspacho; cação de coentrada; arroz de pescada com camarão e coentros; bacalhau que nunca chega; açorda de bacalhau; arroz de bacalhau; bacalhau de coentrada: pezinhos de porco de coentrada; secretos de porco com migas; migas com entrecosto de porco preto frito; carne de porco à alentejana; e ensopadinho de borrego.

Maçã assada no Restaurante Campo Alegre
Comida angolana: caril de galinha de campo; feijão tropical; muamba de galinha; espetada de bife e camarão; caril de camarão; espetada tropical, arroz de caril e camarão; caldeirada de cabrito à angolana; e bife à crioula.
Peixe: pataniscas de bacalhau; posta de salmão grelhado; bacalhau à brás; bacalhau com natas; pataniscas de polvo; robalo ou dourada grelhados com batata e legumes; filetes de pescada com arroz de tomate; lombinhos de pescada grelhados; bife de atum; arroz de pescada com camarão e coentros; pataniscas de camarão com arroz de camarão; filetes de polvo com arroz do mesmo; espetada de polvo com camarão e ananás; arroz de camarão com filetes de pescada; e arroz de tamboril e camarão.

Filetes de polvo com arroz do mesmo do Restaurante Campo Alegre
Carne: empadão de vitela; arroz de pato à portuguesa; rojões à minhota; panadinhos de vitela com arroz de tomate: favas estufadas com entrecosto de porco preto; alheira de caça com legumes e batatas a murro; costeletinhas de borrego com batata salteada e verduras; cabidela de frango caseiro; e bife mostarda.
O Restaurante Campo Alegre tem uma variada carta de néctares, serve vinho a copo e também tem cervejas nacionais e internacionais.
INFORMAÇÕES
Nova morada: Rua do Freixo, 1732, Porto
Telefone: +351 914 704 568
Horário: todos os dias 12h00-15h30 e 19h00-23h00
Preço médio: 20€ (jantar); 12€ (almoço)

Pimentos Padrón do Restaurante Campo Alegre

Arroz de polvo do Restaurante Campo Alegre

Algumas sobremesas do Restaurante Campo Alegre (bolo de castanha cajú, bolo de mousse de chocolate e siricaia)

Bolo de castanha cajú do Restaurante Campo Alegre