Nijmegen
Publicado em Julho 24, 2013

Viver em Nijmegen, na Holanda

A cidade vista por dentro/ Holanda [ Nijmegen ]

Apesar de viver há poucos meses em Nijmegen, na Holanda, o português Ricardo Silva (nome fictício, porque preferiu) já nos consegue dar alguma dicas como local.  Falou-nos de Nijmegen como sendo “uma cidade pequena. Um sítio bastante, talvez demasiadamente, pacato”.

Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro”. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.

Nijmegen

Nijmegen

– Como é o povo dessa cidade/país?

Simpático, bastante prestável, e muito silencioso (ainda que haja bastante gente nas ruas, estas continuam sinistramente silenciosas, com toda a gente a falar baixinho!). Os holandeses, em geral, estão obcecados com a organização, e há que marcar consulta para tratar de qualquer papel, por mais ridículo que seja. É difícil organizar um evento social de forma espontânea…. suspeito, e ouvi rumores, que têm agenda para combinar cafés com os amigos.

Nijmegen

Nijmegen

– Onde dormir?

Siga as propostas de hotéis de Nijmegen – com indicações de preços e da disponibilidade para as datas escolhidas.

– Sugestão de restaurante

O De Duivelsberg com o prato típico: pannenkoeken (panquecas holandesas). Ainda não fui, mas está na lista… fica fora do centro da cidade, numas colinas (coisa rara aqui na Holanda) e no meio de um bosque, a 20 minutos de bicicleta do centro – bicicletas que se podem alugar na estação.

Nijmegen

Nijmegen

– Sugestão de um bar, cafés tradicionais que aconselhes

Café Camelot, Grote Mark, Nijmegen City Center (refeições ligeiras, cerveja, café, jogos (tabuleiro e bilhar) e esplanada)

Cafe In De Blaauwe Hand, perto de Grote Mark, Nijmegen City Center (presumivelmente o café mais antigo de Nijmegen/Holanda; boa seleção de cervejas)

– Qual é a melhor zona para ficar num hotel e que zonas devo evitar?

Qualquer sitio no centro da cidade (saindo da estação de comboios em frente e à esquerda). Não conheço zonas a evitar.

Nijmegen

Nijmegen

– O que visitar?

Há um museu, mas não visitei! Vale a pena descer à zona ribeirinha e tomar algo nas margens do Waal, um dos braços do delta do Reno. O centro da cidade é pequeno e pode ser visto num par de horas.

Sugestão de monumentos: Catedral; ruínas de uma pequena capela (memória dos bombardeamentos aliados da Segunda Grande Guerra) no parque Valkhof; e Torre do restaurante Belvedere no parque Hunnerpark, com vistas sobre o rio Waal.

– Qual é o melhor meio para andar na cidade?

A pé ou de bicicleta.

Nijmegen

Nijmegen

Nijmegen

Nijmegen

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo