Requeijão de Amêndoa
Publicado em Março 3, 2014

D’Gostar em Alfândega da Fé

Gastronomia/ Notícias [ Alfândega da Fé ]

“Quando o Transmontano, não tem uma coisa para comer, inventa outra, vai ao campo e recolhe o que a natureza produziu sozinha”. A frase é de Alfredo Saramago (livro “Cozinha Transmontana”) e serve de mote para a iniciativa D’Gostar Alfândega.

Um programa para gostar e degustar Alfândega da Fé, que vai levar produtos regionais à mesa de três restaurantes do concelho.

D'gostar Alfândega

D’Gostar em Alfândega da Fé

Ao programa aderiram o Hotel & SPA Alfândega da Fé, a Pizzaria Arregiça (Soeiro) e o Restaurante São Sebastião. Neste último as propostas estarão disponíveis ao jantar, sendo que aos almoços serão servidas mediante encomenda.

A par dessa iniciativa, durante os primeiros quatro fins de semanas de março, a autarquia local promove o Mercadinho Flor da Amêndoa, até dia 23, com venda e promoção dos produtos locais, que podem ser encontrados nas ementas daqueles restaurantes.

É o caso do fumeiro, compotas, das azedas ou até da pasta de amêndoa com azeite e alho e do requeijão de amêndoa.

O requeijão de amêndoa (requeijão sem leite) servido com compota de cereja ou a pasta de amêndoa, azeite e alho, é inspirada numa receita que remonta aos tempos da presença muçulmana no concelho e fazia parte do farnel que os trabalhadores rurais levavam para o campo. São estas algumas das novidades apresentadas.

Requeijão de Amêndoa

Requeijão de Amêndoa

Outras delícias gastronómicas: sopas de espargos bravos com cabrito; aveludado de aves com amêndoa torrada; trouxas de alheira com legumes; tarte de borrego com legumes assados; perna de porco zimbrada com legumes e as farófias em caldudo de castanha aromatizado com tomilho limão.

Petiscos: Rolinho de Alheira em Couve Salteada, das Batatas de Luto; Migas de Caldeirada; Sopinhas da Cegada; Salada de Azedas.

Até dia 23 de março, o D’Gostar Alfândega é mais um pretexto para visitar Alfândega da Fé.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo