Bolo de tablete de chocolate com cobertura de chocolate pelo Cinco Sentidos na Cozinha
Publicado em Janeiro 23, 2015

Bolo de tablete de chocolate, por Cinco Sentidos na Cozinha

Gastronomia [ Receitas ]

É um blogue de culinária “feito da simplicidade do quotidiano onde bailam os 5 sentidos”. É assim descrito o espaço de partilha de receitas (e não só!) de Vânia Jesus, autora do blogue Cinco Sentidos na Cozinha, criado em 2009.

“É um blog simples, com fotos caseiras, com receitas caseiras, feitas por mim, umas vezes na pressa do dia-a-dia, outras na calma dos dias de fim de semana, em que gosto de cozinhar com calma e fazer comidas mais elaboradas”, adianta a blogger que confessa: “estar na cozinha traz-me uma grande sensação de paz e de ternura, porque cozinhar também é uma forma de amor”.

Com o Viaje Comigo, o blogue Cinco Sentidos na Cozinha partilhou a receita do Bolo de tablete de chocolate com cobertura de chocolate. Bom apetite!

Cinco Sentidos na Cozinha

Cinco Sentidos na Cozinha

INGREDIENTES

Bolo
150 gr de açúcar
150 gr de manteiga
200 gr de tablete de chocolate preto (150 gr derretido + 50 gr em pedacinhos)
50 ml de leite
200 gr de farinha
1 c. de sopa de fermento em pó Royal
3 ovos inteiros
Cobertura
200 ml natas
1/2 tablete de chocolate preto
chocolate branco q.b.

Decoração do bolo
Morangos
Chocolate branco derretido
coco ralado q.b.
Confecção

Bolo de tablete de chocolate com cobertura de chocolate pelo Cinco Sentidos na Cozinha

Bolo de tablete de chocolate com cobertura de chocolate pelo Cinco Sentidos na Cozinha

PREPARAÇÃO

1. Comece por pré-aquecer o forno a 180º C ( forno eléctrico com ventoinha)

2. Misture o açúcar com a manteiga até obter uma mistura esbranquiçada, de seguida derreta 150 gr de chocolate com 25 ml de leite, junte à massa e envolva bem. Deite o restante leite e misture, vá juntando a farinha peneirada e envolva sem bater. Por fim junte os ovos e os pedacinhos de chocolate, envolva de novo sem bater.

3. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha sacudindo depois o excesso.

4. Coloque a massa do bolo na forma com aproximadamente 30 cm de diâmetro e leve ao forno durante 30 min, faça o teste do palito.

5. Quando estiver cozido desligue o forno, retire o bolo e envolva a forma com dois panos e deixe arrefecer por completo.

6. Depois de frio prepare a cobertura. Leve ao lume as natas e assim que começarem a ferver desligue o lume. Junte o chocolate em pedaços e deixe ficar assim por 10 minutos. Passado este tempo misture o chocolate com as natas. Derreta o chocolate branco também. Cubra o bolo com o chocolate preto. Decore com fios de chocolate branco. Passe os morangos pelo chocolate branco derretido e por fim em coco ralado. Decore o bolo a gosto com os morangos.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo