Essência do Vinho - Porto
Publicado em Fevereiro 24, 2014

11ª Essência do Vinho – Porto, de 27 fevereiro a 2 de março

Notícias

É já nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, que arranca a 11ª edição do Essência do Vinho – Porto, no Palácio da Bolsa, e que vai decorrer até dia 2 de março. O evento vai receber mais de 3.000 vinhos (alguns dos quais em prova) de 350 produtores nacionais e estrangeiros.

Entre várias atividades durante a Essência do Vinho – Porto  destaca-se a prova “TOP 10 Vinhos Portugueses”. Criada em 2006 pela revista “WINE – A Essência do Vinho”, a prova convida profissionais de várias nacionalidades (críticos de vinho, sommeliers, jornalistas e líderes de opinião) a avaliarem néctares que obtiveram as mais elevadas pontuações na revista, no ano anterior.

Essência do Vinho - Porto

Essência do Vinho – Porto

DESTAQUES DO PROGRAMA DA 11ª ESSÊNCIA DO VINHO – PORTO

DIA 27 de FEVEREIRO

No primeiro dia do evento, Paul e Charles Symington, presidente e enólogo da Symington Family Estates, respetivamente, apresentam 13 vinhos do Porto Vintage 2011.

Segue-se uma prova da Maison Veuve Ambal, conhecida pelos espumantes que elabora na Borgonha, famosa região francesa particularmente notável por ali produzir alguns dos melhores vinhos das castas Chardonnay e Pinot Noir.

Ainda no dia inaugural, o crítico de vinhos da revista WINE, Rui Falcão, conduz a prova “Vinhos da Madeira de Sonho”, que reunirá vinhos muito raros do século XIX, incluindo o Blandy’s Verdelho 1887 e o Barbeito Cercial 1898, entre outros.

O dia terminará no feminino, com a prova “Portugal Wine Ladies Tasting”, que juntará na mesma sala as produtoras Catarina Vieira (Herdade do Rocim), Francisca van Zeller (Quinta Vale D. Maria), Luísa Amorim (Quinta Nova N. Sra. do Carmo), Madalena Sacadura Botte (Quinta da Bica), Mafalda Guedes (Herdade do Peso), Maria Castro (Quinta da Pellada), Maria Manuel Maia (Poças), Rita Cardoso Pinto (Quinta do Pinto), Rita Fino Magalhães (Monte da Penha), Rita Nabeiro (Adega Mayor), Sandra Tavares da Silva (Quinta de Chocapalha) e Teresa Barbosa (João M. Barbosa Vinhos).

Essência do Vinho - Porto

Essência do Vinho – Porto

DIA 28 de FEVEREIRO

Na manhã do dia 28 , especialistas provam e avaliam um conjunto de vinhos que obteve as mais elevadas pontuações na revista WINE – A Essência do Vinho, em 2013. Um vinho do Porto Vintage, um vinho branco e oito tintos constituirão o “TOP 10 Vinhos Portugueses”, uma das provas anuais de referência no nosso país.

As escolhas dos jurados de Portugal, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia e Reino Unido serão divulgadas nesse dia, à noite, durante um jantar que se realizará no restaurante Vinum, nas Caves Graham’s, em V.N. de Gaia. Nessa ocasião, a Câmara Municipal do Porto entregará os prémios portugueses anuais “Best of Wine Tourism”, da “Great Wine Capitals”, a rede de capitais de grandes vinhedos do mundo.

Prova de champanhes Drappier

A maison preferida do general Charles de Gaulle vai estar representada pelo próprio Michel Drappier, proprietário da casa, com uma prova na tarde de dia 28.

Durante a tarde, Dirk Niepoort protagoniza a prova “Os Vinhos da Minha Vida”, que irá conduzir os participantes por autênticas raridades da Niepoort, como os Garrafeira 1931 e 1977.  O produtor aproveitará para dar a conhecer o primeiro vinho que está a elaborar na Bairrada.

Essência do Vinho - Porto

Essência do Vinho – Porto

DIA 1 de MARÇO

Sábado, 1 de março, a casa López de Heredia, Rioja (Espanha), celebra os 50 anos de Viña Tondonia com uma prova de vinhos que contempla colheitas antigas, como são os casos de 1964, 1973, 1981, 1991, entre outros. A proprietária, Maria José Lopez de Heredia, vai conduzir a prova ao lado de Dirk Niepoort.

No mesmo dia, Phillipe Guillon, da austríaca Riedel, famosa pela elaboração de copos de cristal, conduz uma prova de vinhos e de águas lisas em copos Vinum XL, numa sessão que contemplará a degustação de chocolates Lindt.

O enólogo Luis Sottomayor, da Sogrape Vinhos, guia uma prova vertical de Porto Ferreira LBV, de 1987 a 2009, e a José Maria da Fonseca apresenta uma coleção única de moscatéis de Setúbal, incluindo o JMF Moscatel de Setúbal Superior 1955, o JMF Moscatel Roxo Superior 1960, o JMF Bastardinho de Azeitão 30 Anos, entre outros exemplares.

Portos Colheita históricos da Sogevinus em prova

A Sogevinus Fine Wines, detentora das centenárias casas de vinho do Porto Kopke, Burmester, Cálem e Barros, promove dia 1 de março, às 19h30, uma prova especial com uma seleção de oito Portos Colheita de luxo, orientada pelo enólogo do grupo Carlos Alves – inclui o Kopke Colheita 1941, o Barros Colheita 1950, o Burmester Colheita 1957, o Cálem Colheita 1961, o Kopke Colheita 1964, o Barros Colheita 1978, apenas para citar alguns.

DIA 2 de MARÇO

“Brasil, 12 cidades sede da Copa do Mundo, 12 vinhos, 12 receitas” junta um trio brasileiro de especialistas: o crítico de vinhos Alexandre Lalas faz a seleção do que beber, a chefe de cozinha Luciana Plaas prepara os petiscos que vão a jogo e o crítico gastronómico Miguel Icassatti comenta cada momento da harmonização.

Outras duas provas, de vinhos do Dão e de vinhos da casta Baga, produzidos pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, encerram o programa.

Essência do Vinho - Porto

Essência do Vinho – Porto

Harmonizações com estrelas Michelin

A Essência do Vinho-Porto desafiou conceituados chefes a prepararem criações inovadoras para combinar com rótulos premium. Ao final da tarde de cada um dos quatro dias do evento, o Salão Árabe do Palácio da Bolsa apresenta as harmonizações.

Dia 27 de fevereiro

Vitor Matos, do restaurante Largo do Paço – Casa da Calçada, Amarante, uma estrela Michelin, eleito “Chefe de Cozinha do Ano 2013” pela revista WINE, apresenta iguarias para vinhos da Bacalhôa.

Dia 28 de fevereiro

Benoît Shinton, do Il Gallo d’Oro, no Funchal, uma estrela Michelin e eleito “Restaurante Gastronómico do Ano 2013” pela WINE, cria pratos para harmonizarem com os champanhes Drappier.

Também no dia 28, o chefe alentejano José Júlio Vintém inspira-se no vinho também alentejano José de Sousa para nova harmonização.

Dia 1 de março

A Super Bock apresenta o mais recente lançamento da gama Super Bock Selecção 1927, a cerveja artesanal Scotish Smoked Lager. A mestre cervejeira Beatriz Carvalho dá pistas que ajudarão o chefe Miguel Laffan, do restaurante L’And, uma estrela Michelin, a confecionar tentadoras criações.

Ainda no dia 1 de março, Kiko Martins, do restaurante O Talho, em Lisboa, prepara um menu carnívoro para combinar com tintos da Bacalhôa Vinhos de Portugal.

Dia 2 de março

O galego Xosé Torres Canas, do restaurante Pepe Vieira, uma estrela Michelin, prepara um leque de criações para maridar com brancos da Sogrape Vinhos.

Vinho do Porto

Vinho do Porto

WORKSHOPS

Harmonizações com chocolates e os vinhos do Porto brancos velhos

“Vinho do Porto e Chocolates” e “Vinhos do Porto Brancos Velhos” são os temas dos dois workshops que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) promove no âmbito da Essência do Vinho na sala dos retratos do Palácio da Bolsa, no dia 28 de fevereiro às 15h30, e no dia 2 de março às 16h00, respetivamente. Os workshops são orientados pelo diretor de serviços técnicos e de certificação do IVDP, Bento Amaral.

INFORMAÇÕES

Palácio da Bolsa, Porto

Bilheteira: 16€/entrada, com oferta de copo Riedel Touriga Nacional

(desconto de 2€ para quem apresentar comprovativo de viagem Metro do Porto)

Horário: 27 de fevereiro e 2 de março, das 15hoo às 20hoo;  dias 28 de fevereiro e 1 de março, das 15hoo às 21hoo

Mais informações e inscrições nas provas na Essência da Vinho – Porto.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo