Restaurante Foz Velha, Porto
Publicado em Fevereiro 4, 2014

Feira do Fumeiro de Vinhais, de 6 a 9 de fevereiro

Gastronomia [ Restaurantes ]

A Feira do Fumeiro de Vinhais vai decorrer de 6 a 9 de fevereiro de 2014. O evento, que decorre na vila transmontana, apelidada de Capital do Fumeiro, começou em 1981, e acontece anualmente, no segundo fim de semana de fevereiro.

A feira, organizada pela Câmara Municipal de Vinhais e pela Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, não se limita à exposição de fumeiro, disponível para venda aos milhares de visitantes que rumam à Capital do Fumeiro.

Feira do Fumeiro de Vinhais

Feira do Fumeiro de Vinhais

Além de outros produtos naturais da região, artesanato e produtos gourmet, há também espetáculos musicais, arraial, tasquinhas, restaurantes e outras actividades. Tudo integra um programa diversificado que, durante quatro dias, anima quem passa por Vinhais.

A programação destaca o concerto da cantora portuguesa Aurea, no sábado, dia 8 de fevereiro, às 21h30; e no domingo, a partir das 14h00, a presença e transmissão em direto do programa “Somos Portugal” a partir do recinto da feira.

A Feira do Fumeiro de Vinhais criou ainda um espaço Gourmet, com licores, compotas, vinhos, mel, fumeiro, doçaria variada e outros produtos capazes de satisfazerem as exigências dos consumidores mais sofisticados e/ou disponíveis para novas experiências.

Esta 34ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais arranca dia 6 de fevereiro, às 14h00, e termina no dia 9 de fevereiro, às 20h00.

Pode ver toda a programação da Feira do Fumeiro aqui.

E se não estiver convencido, pode sempre divertir-se com o vídeo de paródia a “Wrecking Ball” com informação sobre a feira.

CRIAÇÕES GASTRONÓMICAS

Uma das apresentações do evento decorreu no restaurante Foz Velha, no Porto, onde o chef Marco Gomes preparou um menu com fumeiro típico de Vinhais.

Restaurante Foz Velha, Porto

Salpicão de Vinhais com esmagada de batata e ovo estrelado.

Restaurante Foz Velha, Porto

O hambúrguer de alheira de Vinhais estava muito bem conseguido e muito saboroso.

Restaurante Foz Velha, Porto

Prato de peixe: lombo de bacalhau recheado com presunto de Vinhais.

Restaurante Foz Velha, Porto

Prato de carne: lombinho de porco bísaro em vinha d’alhos acompanhado de cuscus com butelo e chouriça de Vinhais.

Restaurante Foz Velha, Porto

leite creme tradicional com chouriça doce.

Restaurante Foz Velha, Porto

leite creme tradicional com chouriça doce.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo