Ilha de Páscoa
Publicado em Janeiro 20, 2014

Os mistérios das grandes cabeças da Ilha de Páscoa

Américas/ Chile [ Ilha de Páscoa ]

Se existe algo que deve moer a cabeça a investigadores/arqueólogos são… as cabeças da Ilha de Páscoa.

São vários os mistérios que envolvem estas estátuas da ilha chilena – qual a sua função? como as fizeram? como as transportaram? – e, com as escavações, tem-se percebido, ao longo dos últimos anos, que não são só cabeças, como mostravam em certos pontos da ilha.

Ilha de Páscoa

Escavações antigas na Ilha de Páscoa

As estátuas também têm corpo e inscrições gravadas no mesmo. Algumas já tinham os corpos visíveis, mas as que tinham só cabeça à face da terra foram estudadas, e descobriu-se que têm um corpo trabalhado, pensando-se que terão estado fora de terra, há muitos séculos.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Uma das explicações para estarem cobertas? Poderá ter sido um maremoto, ou vários, que terão invadido a ilha de Páscoa- cobrindo as estátuas – mas nada que esteja cientificamente provado.

Chamam-se Moais – às grandes cabeças. São estas, as estátuas, dispostas em vários locais, esculpidas da partir de pedras do vulcão Rano Raraku – no total são mais de 800 figuras espalhadas pela ilha.

Estima-se que as cabeças da Ilha de Páscoa foram construídas, pelo povo Rapanui, entre 1200 d.C. e 1500 d.C..

Algumas estátuas têm uma espécie de chapéus vermelhos e, segundo investigadores britânicos, os mesmos eram um símbolo de prestígio – podendo também ser considerados, nós no topo da cabeça.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Outra das teorias, é que os Moais foram espalhados pela ilha para homenagear os líderes mortos – explicam, assim, o facto de estarem de costas para o mar e de frente para o interior, ou seja, para as aldeias.

A Ilha de Páscoa fica na Polinésia oriental, no Oceano Pacífico, a cerca de 3700Km de distância da costa oeste do Chile. A capital é Hanga Roa.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

A ilha vulcânica foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa de 1722 – daí o nome. Tornou-se posse chilena em 1888.

Entre os vários projetos arqueológicos, que se dedicam aos mistérios da Ilha de Páscoa, existe um que vai dando novidades das suas descobertas, aqui.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Dica para turistas: em 2008, um turista lascou uma orelha de uma das estátuas… Ficou proibido de ir à Ilha de Páscoa durante três anos e foi multado em 17 mil euros.

Está na Ilha de Páscoa, o Parque Nacional Rapa Nui classificado como Património Mundial da UNESCO.

O documentário da National Grographic sobre as estátuas da Ilha de Páscoa é muito interessante e podem vê-lo aqui – explica sobretudo como poderá, o povo antigo, ter transportado as estátuas.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo