Gastronomia Dominicana
Publicado em Janeiro 18, 2014

Gastronomia da República Dominicana

Américas/ Gastronomia/ República Dominicana

Vai viajar para a República Dominicana e não sabe como é a gastronomia local? Na cozinha misturam-se as influências africana e mediterrânica, que resultam em iguarias únicas servidas à mesa.

De região em região, os pratos tradicionais variam e têm um elemento culinário diferenciador. Na zona noroeste, onde há mais coqueiros e onde a pesca é abundante, predominam os pratos de peixe e os condimentos à base de côco.

Na região central, onde o cultivo de hortaliças e os produtos não tropicais, como os morangos, são a base da alimentação, predomina uma dieta alimentar mais vegetariana.

No entanto, algo comum a todas as regiões, é a forma como os dominicanos preparam as suas receitas tradicionais, com ingredientes frescos e sem especiarias picantes.

Gastronomia Dominicana

Gastronomia da República Dominicana

O pequeno-almoço é normalmente composto por manga, puré de banana triturada e toucinho ou salame com cebola vermelha frita.

O prato mais popular, que se serve ao almoço é o “La Bandera”, constituído por arroz, feijão, carnes de vaca, borrego ou frango, que acompanham com salada e banana frita.

O jantar é a refeição mais ligeira e é baseada em pratos vegetarianos à base de abóbora, mandioca ou batata.

O açúcar e o cacau são os principais produtos agrícolas do país, normalmente presentes nas sobremesas, que também incluem doces à base de leite e frutas.

O “Majarete”, um pudim de milho misturado com batatas, é uma das sobremesas típicas dominicanas. Entre os doces estão também massas folhadas com recheio açucarados e com chocolate.

Como salgados, servidos a qualquer hora do dia, encontra os “quipos” (pastéis dominicanos), os rolos de trigo fritos, originários do Médio Oriente, as empadas e os pastéis de carne.

BEBIDAS

Experimente o tradicional rum e as cervejas Presidente. São também muito servidos chás de ervas, gengibre e limão e o chocolate quente, feito a partir do cacau local.

Devido à diversidade de fruta, os batidos frescos são muito habituais e servidos em quase todo os locais.

Gastronomia Dominicana

Gastronomia da República Dominicana

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo