cataplana de marisco com cuscuz
Publicado em Outubro 12, 2013

Cataplana de marisco com cuscuz, pela chef Sónia Carocha

Gastronomia [ Receitas ]

Está sempre à procura de receitas novas para fazer em casa? Experimente hoje a sugestão de Sónia Carocha*. A chef, que ficou em terceiro lugar no MasterChef 2011, ensina os passos para fazer a cataplana de marisco com cuscuz. Hoje o chef é…. você!

Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!

CATAPLANA DE MARISCO COM CUSCUZ

cataplana de marisco com cuscuz

cataplana de marisco com cuscuz

INGREDIENTES

CATAPLANA

300g de tamboril

10 camarões com casca 20/20

30 ml Rum/Brandy

2 dl de água

1 cebola roxa

1 dente de alho

1 estrela de anis

1 pau de canela

meio limão (casca e sumo)

2 tomates-chucha maduros

20g de funcho

1 colher (sobremesa) de caril em pó

meio pimento amarelo

meia malagueta vermelha

50g de natas frescas

CUSCUZ

1 chávena (chá) de cuscuz

1 chávena (café) de água a ferver

sal, pimenta, azeite, salsa e limão q.b.

PREPARAÇÃO

1. Descasque os camarões e reserve o miolo no frio

2. Numa panela, salteie as cascas e cabeças, em lume alto, num fio de azeite. Adicione-lhes o rum e flameje; quando evaporar, junte água, um quarto de malagueta e deixe apurar. Coe por passador de rede e reserve o caldo.

3. Corte a cebola em meias-luas finas; retire o gérmen ao alho e pique-o fino. Corte o pimento em cubos pequenos. Numa frigideira larga, salteie os ingredientes num fio de azeite.

4. Retire a pele e as sementes ao tomate e corte-o em cubos. Fatie o funcho. Retire as sementes à malagueta e pique-a.

5. Coloque a cataplana em lume médio com um fio de azeite, adicione os ingredientes anteriores e os pimentos salteados. Deixe cozinhar por dois minutos.

6. Acrescente o pau de canela, o anis, o caril, sal e o caldo do camarão. Tape e deixe apurar durante 30 minutos; a meio tempo, retire o pau de canela e o anis.

7. Coloque o cuscuz, temperado com sal e pimenta, numa taça larga. Cubra com água a ferver e tempere com azeite e salsa. Deixe absorver durante 5 minutos.

8. Solte-os com um garfo, coloque-os numa taça e adicione as raspas de limão.

9. Quando os legumes estiverem macios, junte as natas, os lombinhos de tamboril, o miolo de camarão e salsa picada.

10. Tape a cataplana e deixe cozinhar por 3 minutos. Sirva.

*SÓNIA CAROCHA

Chef Sónia Carocha

Chef Sónia Carocha

É formada em Gestão mas a grande paixão sempre foi a cozinha. Natural de Cascais, fez do mar a grande fonte de inspiração. O interesse pela gastronomia despertou bem cedo, e evoluiu através do contacto diário com produtos frescos e selecionados, nas lojas gourmet da família.

Com o passar do tempo, cozinhar rapidamente passou de hobby a paixão, e, nos últimos anos, estudou, viajou, experimentou e cozinhou muito. É adepta de uma gastronomia criativa, que procura a combinação perfeita entre sabores, texturas, aromas, técnicas e histórias.

A participação no MasterChef 2011, o concurso de culinária mais visto em todo mundo, foi um grande desafio superado, donde saiu finalista, com muitos elogios do júri e do público em geral. Saiu também com a certeza de que poderia alargar os horizontes da carreira nesta área, o que a encorajou a realizar alguns estágios com Chefs de renome, em Lisboa.

Atualmente, Sónia divide o tempo entre a cozinha – o catering Sónia Carocha Food & Wine – e a gestão das lojas gourmet da família. Tem ainda uma enorme paixão pelos vinhos e pela complementaridade destes com a comida. Adora visitar adegas e vinhas, conhecer os produtores e estar em contacto com os produtos, bem de perto. É agenciada pela Prochef Agency.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo