cataplana de marisco com cuscuz
Publicado em Outubro 12, 2013

Cataplana de marisco com cuscuz, pela chef Sónia Carocha

Gastronomia [ Receitas ]

Está sempre à procura de receitas novas para fazer em casa? Experimente hoje a sugestão de Sónia Carocha*. A chef, que ficou em terceiro lugar no MasterChef 2011, ensina os passos para fazer a cataplana de marisco com cuscuz. Hoje o chef é…. você! Bom apetite!

CATAPLANA DE MARISCO COM CUSCUZ

cataplana de marisco com cuscuz

cataplana de marisco com cuscuz

INGREDIENTES

CATAPLANA

300g de tamboril

10 camarões com casca 20/20

30 ml Rum/Brandy

2 dl de água

1 cebola roxa

1 dente de alho

1 estrela de anis

1 pau de canela

meio limão (casca e sumo)

2 tomates-chucha maduros

20g de funcho

1 colher (sobremesa) de caril em pó

meio pimento amarelo

meia malagueta vermelha

50g de natas frescas

CUSCUZ

1 chávena (chá) de cuscuz

1 chávena (café) de água a ferver

sal, pimenta, azeite, salsa e limão q.b.

PREPARAÇÃO

1. Descasque os camarões e reserve o miolo no frio

2. Numa panela, salteie as cascas e cabeças, em lume alto, num fio de azeite. Adicione-lhes o rum e flameje; quando evaporar, junte água, um quarto de malagueta e deixe apurar. Coe por passador de rede e reserve o caldo.

3. Corte a cebola em meias-luas finas; retire o gérmen ao alho e pique-o fino. Corte o pimento em cubos pequenos. Numa frigideira larga, salteie os ingredientes num fio de azeite.

4. Retire a pele e as sementes ao tomate e corte-o em cubos. Fatie o funcho. Retire as sementes à malagueta e pique-a.

5. Coloque a cataplana em lume médio com um fio de azeite, adicione os ingredientes anteriores e os pimentos salteados. Deixe cozinhar por dois minutos.

6. Acrescente o pau de canela, o anis, o caril, sal e o caldo do camarão. Tape e deixe apurar durante 30 minutos; a meio tempo, retire o pau de canela e o anis.

7. Coloque o cuscuz, temperado com sal e pimenta, numa taça larga. Cubra com água a ferver e tempere com azeite e salsa. Deixe absorver durante 5 minutos.

8. Solte-os com um garfo, coloque-os numa taça e adicione as raspas de limão.

9. Quando os legumes estiverem macios, junte as natas, os lombinhos de tamboril, o miolo de camarão e salsa picada.

10. Tape a cataplana e deixe cozinhar por 3 minutos. Sirva.

*SÓNIA CAROCHA

Chef Sónia Carocha

Chef Sónia Carocha

É formada em Gestão mas a grande paixão sempre foi a cozinha. Natural de Cascais, fez do mar a grande fonte de inspiração. O interesse pela gastronomia despertou bem cedo, e evoluiu através do contacto diário com produtos frescos e selecionados, nas lojas gourmet da família.

Com o passar do tempo, cozinhar rapidamente passou de hobby a paixão, e, nos últimos anos, estudou, viajou, experimentou e cozinhou muito. É adepta de uma gastronomia criativa, que procura a combinação perfeita entre sabores, texturas, aromas, técnicas e histórias.

A participação no MasterChef 2011, o concurso de culinária mais visto em todo mundo, foi um grande desafio superado, donde saiu finalista, com muitos elogios do júri e do público em geral. Saiu também com a certeza de que poderia alargar os horizontes da carreira nesta área, o que a encorajou a realizar alguns estágios com Chefs de renome, em Lisboa.

Atualmente, Sónia divide o tempo entre a cozinha – o catering Sónia Carocha Food & Wine – e a gestão das lojas gourmet da família. Tem ainda uma enorme paixão pelos vinhos e pela complementaridade destes com a comida. Adora visitar adegas e vinhas, conhecer os produtores e estar em contacto com os produtos, bem de perto. É agenciada pela Prochef Agency.

Comentários

Poderá também gostar de

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regressar ao topo

Partilhe esta página