Maputo, Moçambique - DR
Publicado em Setembro 2, 2013

Viver em Maputo, Moçambique

Moçambique [ Maputo ]

A portuguesa Ana Isabel Pinto, 31 anos, vive em Maputo há quatro anos: “Quando se sai do aeroporto, em Maputo, a primeira impressão não é das melhores, pois tudo o que se vê, até chegar a ruas mais limpas e organizadas, são barraquinhas à beira da estrada e bairros…”

“É engraçado, porque todas aquelas fotos nos emails que recebes sobre coisas estranhas em África, tipo viaturas com demasiada carga que transborda, aparelhagens enormes à venda na rua, etc… Vê-se isso tudo.”, diz a responsável do Departamento da Qualidade, Ambiente e Segurança da Visabeira Moçambique e Angola.

Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro” do site Viaje Comigo. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.

Maputo, Moçambique - DR

Maputo, Moçambique – DR

– Como é o povo dessa cidade/país?

Moçambique considera-se um povo de misturas, pois existem africanos, mestiços, muçulmanos, indianos… É um povo humilde, poderemos dizer que é acolhedor, mas também bastante reivindicativo.

São alegres e vivem de festa, principalmente ao fim de semana, quando é final do mês e dia de pagamento, são capazes de gastar quase o salário num fim de semana, mas são felizes assim… vivem de dívidas.

Existe uma música que caracteriza bem o povo africano que é do dj Ardilles…”querem saber porque é que o mundo é redondo? São dívidas! Porque a pessoa que te deve, também deve, não há dúvidas!!!”

– Restaurantes sugeridos

Atualmente, os restaurantes de Maputo são caros, mas existe um meio termo. Aconselho o Zambi que é um restaurante caro (ronda os 45$, mas com grande qualidade de comida e principalmente de sobremesas… vale a pena!

Um mais barato aconselho o Cegonha que fica na Feira Popular, ronda os 15$.

Maputo, Moçambique - DR

Maputo, Moçambique – DR

Maputo, Moçambique - DR

Maputo, Moçambique – DR

– Sugestões de bares/discotecas e cafés tradicionais

Existem poucos bares, porque é um país que vive de festas e eventos, não propriamente um lugar onde tu possas simplesmente dizer vamos até à discoteca… Aqui perguntámo-nos muitas vezes: “Onde há festas hoje?”. Mas o bar/discoteca que aconselho é o Coconuts, mas apenas quando há festa. Também tem o Lounge, 1908.

Quanto aos cafés, atualmente existem bastantes, mas sugiro o Nautilus, Dohw, Acacia, Continental.

– Hotéis aconselhados

Um hotel, sem dúvida o Polana, o mais caro da cidade de Maputo mas com grande qualidade, até porque foi restaurado há pouco tempo. Mais baratos temos os hotéis de 3 estrelas. Mas aconselho vivamente as guest house. Para quem vem de fora, nunca pensa em ficar numa guest house num país africano, mas aqui vale a pena, são muito confortáveis e com qualidade, tipo Jacarandá, Quiet Corner.

– Qual é a melhor zona para ficar num hotel e que zonas devo evitar?

As melhores zonas são no centro da cidade e como existe uma frota de táxis bastante boa, poderemos estar em qualquer sítio que teremos sempre como ir. As zonas que devem ser evitadas são as zonas periféricas.

Maputo, Moçambique - DR

Maputo, Moçambique – DR

– Comida: o que comer típico

Caril de amendoim – amendoim pilado, coco natural ralado, folha de mandioca com frango / caranguejo

Matapa de caranguejo – folha de mandioca

Galinha à zambeziana – galinha com leite de coco

– Museu que temos mesmo que visitar

Museu de História Natural

– Monumentos que valem a pena uma visita

Apenas visitei o Museu de História Natural que vale mesmo a pena visitar, Fortaleza que também é interessante e o CFM, Caminhos de Ferro de Moçambique a arquitetura é algo transcendente.

Maputo, Moçambique - DR

Maputo, Moçambique – DR

– Qual é o melhor meio para andar na cidade?

O melhor meio poderá ser de carro alugado, mas para pessoas que conduzem à direita poderá ser complicado, uma vez que em Moçambique se conduz à esquerda.

Em Moçambique existe uma frota de táxis agradável, por isso podem perfeitamente utilizar este meio. Além disso, para visitar a cidade, existe um comboio turístico que dá a volta pela cidade e vale a pena.

– Souvenirs – o que temos mesmo de comprar? Sugestão de alguma loja?

Em Moçambique existe muito a arte de rua, em qualquer lado vês alguém a vender peças em madeira. Contudo, existe uma Feira de Artesanato, FEIMA, em que grande parte dos artistas de rua moveram-se para lá, onde encontras imensas peças espetaculares e que até te podes “perder”. Tens de tudo: roupa feita com capulana (tecido africano), estátuas em pau rosa, pau preto, quadros, batiques, etc

Maputo, Moçambique - DR

Maputo, Moçambique – DR

– Que outras cidades perto sugeres para visitar?

Além das praias espetaculares, e quanto mais para o norte melhor, como Inhambane, Vilanculos, etc

Fora de Moçambique tens a Suazilândia que é um país pequeno montanhoso mas bastante agradável e acolhedor.

Maputo, Moçambique - DR

Maputo, Moçambique – DR

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo