“TAP Com Norte”: anúncio de novas rotas e investimento no aeroporto do Porto
A TAP Air Portugal anunciou novas rotas a partir do Porto e a expansão da operação intercontinental e construção de um Hub de Manutenção que criará cerca de 200 empregos altamente qualificados no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e que pretendem consolidar a posição da companhia na região.
A partir deste inverno de 2026, a TAP oferece 135 voos diretos por semana, a partir da cidade do Porto para o Mundo. Ali, estão incluídos 13 voos semanais para quatro destinos intercontinentais: Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque e Luanda.

A partir de 1 de julho de 2026 – e com bilhetes já em venda – entram em operação novas rotas para a ilha Terceira, nos Açores, e para a Praia (na Ilha de Santiago, Cabo Verde), com três voos semanais.
E, no próximo inverno, a ligação Porto–Boston deixa de ser sazonal, passando a operar todo o ano. O Porto vai contar também com voos diretos para Telavive: com quatro frequências semanais.
No plano estratégico para os próximos três anos, a TAP prevê ainda lançar outras novas rotas intercontinentais, que serão atempadamente anunciadas, e aumentar as frequências em várias rotas já existentes.
Paralelamente, a companhia vai investir na construção de um novo Hub de Manutenção e Engenharia no Aeroporto do Porto, com capacidade para duas aeronaves A321 ou similares.
Este projeto, previsto para estar concluído em 2028, representa um passo decisivo na estratégia de crescimento da TAP na região, permitindo internalizar grandes inspeções da frota, reduzir custos operacionais e criar cerca de 200 postos de trabalho altamente especializados.
“Este é um momento novo para a TAP e para o Norte de Portugal. Estamos a reforçar a nossa operação intercontinental e a investir em infraestrutura crítica, garantindo mais opções para os nossos clientes e mais oportunidades para a economia regional. A TAP está com Norte, como nunca esteve”, referiu Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, durante a sessão de apresentação das novas rotas e investimento da TAP no Porto, que decorreu no aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, declarou que “a assinatura deste memorando com a TAP Air Portugal expressa o compromisso conjunto com o Norte e com o futuro do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, reforçando a ligação do Porto ao mundo e apostando na manutenção aeronáutica do país. A ANA|VINCI Airports continuará empenhada com a qualidade de serviço com que o aeroporto nos tem distinguido e com investimentos estruturantes — como a remodelação da pista, num valor superior a 50 milhões de euros — que preparam o aeroporto e os nossos clientes para um futuro de maior conectividade e crescimento.”
Sobre a TAP Air Portugal
A TAP Air Portugal é a companhia aérea líder nas ligações entre a Europa e o Brasil e é membro da Star Alliance desde 2005. A operar desde 1945, a TAP Air Portugal tem o seu hub em Lisboa, uma plataforma de acesso privilegiado na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul.
A TAP oferece mais de 1.000 voos semanais para 75 cidades, dez na América do Norte, 14 na América do Sul, 13 em África, seis em Portugal e 38 nos restantes países da Europa.
A TAP tem apostado na modernização da sua frota e diz ter o melhor produto do sector para os seus clientes. A companhia aérea portuguesa opera uma das frotas mais jovens do mundo, com todos os aviões da nova geração NEO da Airbus: A320neo, A321neo, A321LR e A330neo, com eficiência superior e níveis de emissões reduzidos. A TAP também opera 19 aviões Embraer na sua frota regional (TAP Express).
A TAP está classificada pela Airlines Ratings em 2025 como a Companhia aérea mais segura da Europa e a 11ª mais segura do mundo.
A TAP Air Portugal foi reconhecida e premiada como a Companhia Aérea Líder da Europa para África, bem como a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.



