O Aeroporto de Lisboa, integrado na rede VINCI Airports, anuncia a chegada da SKY express. Esta nova ligação reforça a conectividade aérea entre Lisboa e Atenas e amplia o acesso a 33 destinos na Grécia, uma vez que a SKY express opera a maior rede doméstica de voos a partir do Aeroporto de Atenas.

Este inverno marca a estreia da SKY express no Aeroporto de Lisboa, com três voos semanais. O voo inaugural realizou-se dia 20 de outubro 2025. A rota será operada por um novíssimo Airbus A320neo, com capacidade para 186 passageiros. A SKY express possui a frota mais jovem da Grécia, com uma média de apenas 3,8 anos nos seus aviões Airbus neo.

Karen Strougo, Diretora Comercial da ANA VINCI Airports, afirmou que “O reforço da conectividade entre Portugal e a Grécia, possibilitado pelas novas rotas da SKY express, representa um passo importante na diversificação da oferta de ligações do Aeroporto de Lisboa para um destino tão emblemático como a Grécia. Este progresso resulta do esforço conjunto das equipas de desenvolvimento de rotas da VINCI Airports, da SKY express e dos nossos parceiros locais, e reflete o nosso compromisso contínuo com a promoção da conectividade aérea.”

Ioannis Grylos, Fundador e CEO da SKY express, declarou: “Estamos muito orgulhosos do nosso primeiro voo entre Atenas e Lisboa e agradecemos calorosamente ao Aeroporto de Lisboa pela receção excecional, bem como aos representantes da Embaixada da Grécia pela presença e apoio a esta nova ligação entre os nossos países. Esta rota aproxima a Grécia e Portugal, refletindo as tradições e valores que partilhamos. Operamos esta ligação com a nossa frota de Airbus A320neo, a mais jovem da Grécia. Com o crescimento da procura, já estamos a considerar o aumento da frequência dos voos, para que mais viajantes gregos possam descobrir o vosso belo país e, a partir de Lisboa, mais visitantes possam explorar a Grécia e a nossa vasta rede.”

NOTA:
A ANA – Aeroportos de Portugal encerrou o último ano com resultados históricos, destacando-se pelo crescimento recorde no tráfego de passageiros, pela expansão da sua rede de rotas e pelos investimentos estratégicos em infraestruturas. Estes marcos reforçam a posição de Portugal como um dos principais hubs de aviação da Europa e refletem o compromisso da ANA em melhorar continuamente a experiência aeroportuária.

UPGRADE – Investimentos em Conforto, Inovação e Desempenho Ambiental

Para apoiar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA está a implementar um programa robusto de investimentos em infraestruturas e tecnologia em todos os aeroportos sob sua gestão.

No Aeroporto de Lisboa, o plano de investimento prossegue, após as melhorias realizadas em 2024 que otimizaram as operações com a criação de saídas rápidas de pista e melhoraram o conforto dos passageiros com a renovação de pavimentos, equipamentos e infraestruturas nos Terminais 1 e 2.

Sobre a ANA

A ANA – Aeroportos de Portugal, empresa responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, passou a fazer parte da rede VINCI Airports, em setembro de 2013. Gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja) e nas ilhas dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e da Madeira (Madeira e Porto Santo).

Mais informações em: www.ana.pt